a-curiosa-historia-do-supaidaman-o-homem-aranha-japones-1280x720-1 Você conhece o Homem-Aranha japonês?
Toei Productions

Hoje falaremos sobre a série tokusatsu do Homem-Aranha. Se você não sabe o que é tokusatsu, leia a matéria sobre o assunto clicando aqui.

Voltando ao assunto, antes que todos pensem que essa série foi um plágio ou uma imitação barata criada no Japão, estão redondamente enganados. Na verdade a série surgiu de uma parceria entre a Toei Company e a Marvel Comics no final dos anos 70, onde por 3 anos cada uma poderia usar personagens da outra em suas mídias.

A Marvel usou alguns personagens da Toei, mas não fez muito sucesso. Em contrapartida a Toei usou o Homem-Aranha, que rendeu uma boa audiência e acabou influenciando produções futuras do universo tokusatsu, inclusive os Power Rangers.

Antes de chegar nessa parte, vamos falar um pouco da história dessa série. Primeiramente, esse Homem-Aranha tem uma história e origem totalmente diferente do aracnídeo original. Em vez do Peter Parker, temos Takuya Yamashiro, um jovem  que junto com seu pai presenciam a queda de uma nave espacial. Porém o pai de Takuya é morto por um grupo de alienígenas do mal conhecidos como Iron Cross Army, liderado pelo Professor Monster, que estavam atrás da nave caída.

Takuya Yamashiro, o Homem-Aranha

007-HOMEM-ARANHA Você conhece o Homem-Aranha japonês?
Tokupedia

Ao encontrar a nave, Takuya conhece o alien Garia, último sobrevivente do Planeta Spider (é… esse é o nome do planeta, bem criativo né?), que foi destruído pela Iron Cross Army.

O alien injeta um pouco do seu sangue em Takuya lhe dando poderes de aranha, além de entregar um bracelete que ativa seu traje de combate (que é justamente a roupa original do Homem-Aranha), atira teias e controla a nave chamada Marveller que se transforma no robô gigante Leopardon.

“Marveller? Entendi a referência”

jogador-n-1-trailer-2-destaque Você conhece o Homem-Aranha japonês?
Marvel Studios

Com isso, Takuya se transformam em Spider-Man (mais conhecido como Supaidaman, como fala no Japão e até hoje é usado pra diferencia-lo do original) para impedir o exercito do Professor Monster de conquistar o Planeta Terra.

A série teve 41 episódios e um filme e foi um grande sucesso nas terra nipônicas e só não foi continuada por conta do fim do contrato com a Marvel, porém a série acabou deixando um legado que moldou uma das principais franquias da Toei, os Super Sentais e consequentemente os Power Rangers.

Lembram que eu falei que o Supaidaman (vou passar a falar dele assim), tinha uma nave que se transformava num robô gigante, pois então, até aquele momento não tinham séries onde o herói usava um robô gigante para lutar contra monstros gigantes, o que existia eram heróis gigantes ou que viravam gigantes, o que era bem diferente. E isso foi uma das coisas que mais agradaram o público na época. 

Vendo isso, a Toei decidiu incorporar essa característica em suas séries futuras, principalmente na franquia Super Sentai, que já tinha tido 2 séries, mas nessas não haviam robôs gigantes. Somente a partir da 3ª série, Battle Fever J, foi introduzido os robôs gigantes, sendo esse primeiro, o Battle Fever Robo, que não tinha forma veículo, já aparecendo como robô. Outras séries, dentro e fora da Toei, acabaram introduzindo esse conceito também em suas histórias.

 
A nave Marveller e sua forma robô, Leopardon

 

Leopardon_ship Você conhece o Homem-Aranha japonês?
Tokupedia

Com o passar do tempo, cada série foi evoluindo essa característica, colocando um veículo que se transformava em robô, depois um robô que surgia da fusão de diferentes veículos, robôs que se uniam pra formar um robô maior, robôs com várias combinações diferentes e anos mais tarde, com a adaptação dos Power Rangers esses veículos e robôs passaram a serem conhecidos como Zords e Megazords, respectivamente, ou seja, é por causa do Homem-Aranha que os Power Rangers tem zords.

A série foi exibida na Tokyo Channel 12 entre Maio de 78 até Março de 79. Além disso o Supaidaman apareceu em várias edições do Homem-Aranha original no arco Spider-Verse, junto com outras versões alternativas do aracnídeo amigo da vizinhança.

Spider-Army_%252528Peter_Parker%252527s%252529_%252528Multiverse%252529_from_Amazing_Spider-Man_Vol_3_15_001 Você conhece o Homem-Aranha japonês?
Marvel Comics

Para finalizar essa matéria deixo com você a abertura da série. Não deixem de comentar e seguir nossa página no Instagram e Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *