Explodir a cabeça de zumbis e pular sobre as cabeças de tartarugas e cogumelos podem ser passatempos populares de alguns jogos, mas há algo extra especial em se livrar da personalidade cotidiana e entrar no lugar de um personagem completamente diferente, seja um guerreiro, um mago, ou até mesmo um fuzileiro espacial. Este é o vasto mundo dos RPGs.
Embora o gênero RPG seja insanamente diversificado, nem todo mundo mergulhou nestas águas virtuais. Felizmente para eles, há muitos jogos profundos carregados até a borda com conhecimentos para heróis de nível 1 que estão apenas começando em suas missões.
10 – Final Fantasy Origins
Todo mundo tem que começar de algum lugar, até mesmo os gigantes da indústria de jogos como a série Final Fantasy. Quando a entrada original da franquia estreou pela primeira vez, ajudou a pavimentar o caminho para outras aventuras que se seguiram, trazendo uma busca de fantasia de apenas palavras em uma tela em um épico totalmente realizado.
Claro, os jogos originais são um pouco despojados e básicos em comparação com alguns dos outros títulos disponíveis aqui hoje, mas para os jogadores que querem algo retro para uma experiência JRPG clássica, este é um trampolim sólido para o gênero.
9 – Skyrim
Honestamente, Skyrim é um daqueles jogos que só precisa ser experimentado. Não é apenas um dos RPGs mais acessíveis disponíveis em vários consoles, mas é um dos mergulhos mais profundos no reino da fantasia. Hospedando horas de conteúdo e jogabilidade, os jogadores podem praticamente construir uma vida para si próprios como Dragonborn.
Jogar no reino de Tamriel pode ser uma experiência muito libertadora, já que o enredo é simplesmente opcional e os jogadores basicamente têm rédea solta assim que escaparem de Helgen. Não é um jogo perfeito, mas não há como negar que há muita diversão em Skyrim.
8 – Gauntlet
Junto com jogos como Final Fantasy, Gauntlet é um dos pilares sobre o qual o gênero RPG foi construído. Gauntlet lançou seus jogadores direto para a ação, fazendo-os assumir o controle de seu próprio aventureiro, escolhendo ser um guerreiro, mago, valquíria ou elfo. Foi um dos primeiros invasores de masmorras hack-and-slash que deu origem a outros títulos como Diablo ou Path of Exile. Ao colocar o foco na ação ao invés da gameplay baseada em turnos, ele permite encontros mais envolventes e envolvimento multiplayer. Só não atire na comida.
7 – Chrono Trigger
Chrono Trigger pode ser descrito como o JRPG para jogadores que não gostam de JRPGs. Seu combate mais rápido, história rica, vários finais e combinação de gêneros são o que o torna esse título tão amado. Há simplesmente uma infinidade de razões para tentar.
Se os jogadores conseguirem atravessar as cordas do jogo, eles descobrirão um conto encantador de espadas, feitiçaria, feiticeiros, robôs e viagens no tempo mais do que dignas de seu tempo.
6 – Kingdoms Of Amalur
Kingdoms of Amalur de 2012 foi chamado por alguns fãs de “o melhor jogo que ninguém jogou”, mas graças à sua edição remasterizada, agora ele se tornou mais acessível para uma segunda vida nos consoles atuais. Com a profundidade de Skyrim e a riqueza e a tradição de um romance de Forgotten Realms, todos combinados com o combate sangrento de God of War, ele tem muito a oferecer. Os jogadores podem criar seu próprio herói e descer a um mundo de fantasia vibrante para descobrir seu próprio destino, que pode ser alterado conforme a conveniência do jogador. É a natureza amigável e os temas clássicos de fantasia que tornam o jogo realmente agradável.
5 – Torchlight
Os jogos Torchlight são uma ótima maneira de apresentar aos jogadores o gênero dungeon-crawler. Embora que encarar masmorras cheias de monstros e muito mais não seja algo novo, esse jogo serve como um ótimo jogo inicial antes de aceitar pedidos maiores.
Como na maioria dos jogos do gênero, os jogadores selecionam uma classe e criam seus próprios personagens enquanto exploram masmorras e cavernas cheias de monstros e chefes. É um pouco grindy, mas as recompensas são certamente muitas.
4 – Archlion Saga
Baseando-se fortemente em jogos de RPG clássicos como Final Fantasy, Phantasy Star e Dragon Quest, ele realmente serve como um ótimo jogo para novos jogadores testarem as águas do gênero antes de ficarem totalmente imersos.
O jogo apresenta um grupo de aventureiros, uma busca abrangente contra os poderes do mal, e tudo isso acontecendo em um reino de 16 bits clássico inspirado em RPGs antigos. É um pouco básico, mas seus elementos estão presentes em uma infinidade de outros títulos que os jogadores podem explorar.
3 – Série Pokémon
Há uma razão pela qual a franquia Pokémon é tão popular, já que é possivelmente o primeiro RPG a que a maioria dos jogadores é apresentada em uma idade muito jovem. Ele pode apresentar monstrinhos virtuais bonitinhos, mas tem os marcadores de um JRPG clássico.
Os treinadores criam um grupo de criaturas diferentes para enfrentar encontros aleatórios com outros Pokémon, treinadores e assim por diante. Existem poções, upgrades e loots a serem ganhos, todos elementos vistos em todo o gênero. Definitivamente se encaixa na descrição de muitos outros títulos mencionados até agora.
2 – Série Legend Of Zelda
Embora o júri ainda esteja dividido em alguns círculos, não há como negar que o gênero RPG como um todo deve muito a The Legend of Zelda. Muitos títulos levam muito da série, como uma perspectiva de cima para baixo, itens-chave e powerups para missões e uma série de masmorras que ficam entre o jogador e o tesouro/princesa/final, todos os elementos-chave até mesmo nos RPGs mais básicos.
Enquanto Breath of the Wild pode ser o título que cobre mais terreno e apresenta horas de jogo, mas certamente há algo a ser dito sobre os primeiros títulos também. De qualquer forma, é uma busca clássica de ponta a ponta.
1 – Série Dragon Quest
Existem poucos jogos por aí que capturam o espírito de um RPG tradicional testado e aprovado, bem como da série Dragon Quest. Ele segue a fórmula JRPG tradicional, mas utiliza um estilo de fantasia mais ocidental para entregar suas sagas de heróis, vilões e aventuras. Clássico e consistente é uma boa maneira de descrever Dragon Quest. Com onze entradas principais na série, os jogadores têm essencialmente a sua escolha de missões para realizar, seja de um herói lendário, um ser celestial caído ou um misterioso Luminary, não há nada de errado com esta franquia icônica.
👉 Siga o Nerd Connection nas redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, Pinterest e Youtube
👉 Participe dos nossos grupos oficiais no [WHATS APP] e [TELEGRAM], você será muito bem vindo/a.