No dia 02 de Setembro deste ano foi lançado o mais novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel: Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis.
A Marvel Studios mais uma vez investe num personagem desconhecido do grande público e apresenta o 1º protagonista asiático do UCM.
Nessa matéria darei minha opinião sobre o filme, e não se preocupem pois NÃO TEREMOS SPOILERS!!
Pra início de conversa, para os fãs mais aficionados de quadrinhos, esse filme talvez não deve ter agradado tanto, pois mudou muita coisa do material original, como a origem do personagem-título, bem como o Mandarim e os 10 Anéis, que aqui são tanto o nome da organização como dos artefatos místicos. Reforçando o “talvez” dito antes, pois a Marvel apostou justamente no pouco conhecimento sobre o Shang-Chi, até mesmo entre os fãs de quadrinhos para criar essas mudanças.
Quem quiser saber mais sobre Shang-Chi dos quadrinhos, leia nossa matéria sobre a assunto, clicando aqui.
Já o Mandarim foi uma tentativa de consertar o “Mandarim” apresentado em Homem-de-Ferro 3 (isso é até referenciado no filme). Esse verdadeiro Mandarim não empolga tanto como vilão do filme, demostrando um pouco que a Marvel ainda falha um bocado em desenvolvimento de vilões, salvo algumas exceções. Porém esse Mandarim pelo menos consegue de alguma forma “consertar” a mancada do falso Mandarim, mesmo não chegando ser o Mandarim no nível que foi nos quadrinhos.
Sobre o protagonista, Shang-Chi, ele tem um bom potencial e uma boa carga dramática. O desenvolvimento do personagem vai sendo mais mostrado ao decorrer do filme através de vários flashbacks, onde aos poucos vamos conectando as motivações de Shang-Chi e todo seu jeito de ser. Mas não pensem que ele é só seriedade, até porque estamos falando de um filme da Marvel Studios, e como todo filme do estúdio não pode faltar as piadinhas.
No caso do personagem, ele é bem mais humorado no 1º ato do filme, quando ele ainda tinha uma vida comum, mas ao decorrer do filme o tom mais cômico do personagem vai diminuindo, demostrando a grande mudança na sua vida. Esse tom mais humorado do personagem só retorna no final do filme, mostrando que ele não abandonou quem é de verdade.
Porém a parte mais cômica do filme fica por conta da melhor amiga de Shang, Katy, uma sino-americana, que é uma daquelas personagens bem louconas, que gosta de viver a vida de forma bem despreocupada. Mas no momento certo, demostra ser um grande suporte emocional para Shang. No filme, ela acaba tendo um jornada de autodescobrimento, mostrando não ser uma mera personagem inútil.
Outra personagem importante do filme é a irmã de Shang, Xu Xialing. Ela já é a personagem durona, tanto no que se trata de combate quanto em personalidade, muito disso devido alguns acontecimentos de seu passado. Ela não fica a sombra do seu irmão, carregando junto dele a missão que eles acabam ganhando no filme e sendo fundamental no último ato do filme.
Falando do filme em si, ele abre um novo mundo para o UCM, apresentando mais as artes marciais, abrindo portas para personagens mais focados nessa temática, além de ampliar o mundo místico da franquia, como demostrado por todo o filme, principalmente no ato final. Além disso, o filme mostra bem a riqueza cultural da China.
As cenas de ação e lutas são bem elaboradas e algumas até lembram aqueles filmes chineses de artes marciais, a destacar a primeira luta apresentada no filme, que dá um show de fotografia e também a sequência da batalha final, que infelizmente não posso falar muito justamente por causa de spoilers.
Já dando alguns avisos (sem spoilers, claro), que um personagem que já apareceu nos filmes do UCM, dá as caras no filme. Pra mim foi um personagem que realmente eu não esperava. Além disso, o momento que esse personagem aparece também foi bem inesperado, além de ver que ele acabou tendo uma grande importância para a trama. Alguns podem torcer o nariz para aparição desse personagem e achar até desnecessário, mas ao meu ver faz sentido essa participação.
E antes que pensem, não é nem o Wong e nem o Abominavel que aparecem no trailer. Na verdade o que eu posso dizer é que não esperem muito desses personagens no filme.
Por fim, vale lembrar que há duas cenas pós-créditos no filme. Ambas dão gancho para um possível 2º filme do Shang-Chi, sendo a primeira cena de maior importância, pois nela temos a participação de alguns dos Vingadores, principalmente podemos perceber uma grande mudança em um deles. Além disso, a cena apresenta um certo mistério quanto a origem dos 10 Anéis.
Já a outra cena, mostra mais o destino de um dos personagens do filme, mas não chega a ser uma cena totalmente sem importância, pois dependendo do que a Marvel Studios está planejando para o futuro do Shang-Chi, o destino desse personagem foco da 2ª cena pós-crédito pode ser bem essencial para o próximo filme do herói.
Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis é um bom filme, nos apresenta bem um novo héroi e tem uma boa qualidade. Não chega a ser épico, mas entra fácil na lista de melhores filmes da franquia.
Vale a pena assistir! E espero que tenha um 2º filme.
Fonte das imagens: Marvel Studios/Disney
👉 Siga o Nerd Connection nas redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, Pinterest e Youtube
👉 Participe dos nossos grupos oficiais no [WHATS APP] e [TELEGRAM], você será muito bem vindo/a.