Os games de RPG são tão populares como sempre foram, e muitos outros gêneros como games de tiro e títulos de ação furtiva estão combinando mecânicas de RPG como XP e árvores de habilidade em seus games como resultado. Embora tenha havido centenas de RPGs publicados ao longo dos anos, apenas alguns poucos são anunciados como estando entre os melhores do gênero.
Há dezenas de clássicos competindo pelo primeiro lugar. Seja em um reino de fantasia medieval ou em um deserto pós-apocalíptico de ficção científica, sempre há um novo papel a desempenhar. Então sem mais delongas, vamos para a lista:
10 – Fallout 3
Lançado em 2008 pela desenvolvedora Bethesda Game Studios, Fallout 3 se passa em uma versão pós-apocalíptica de Washington D.C. O jogador assume o papel de “Lone Wanderer” que se esforça para rastrear seu pai desaparecido em Wasteland. Começando em um cofre subterrâneo como um bebê e terminando como um grande herói – ou vilão – que controla o destino da humanidade, é uma aventura incrível, para dizer o mínimo.
Centrado em aumentar o nível de uma variedade de habilidades como Medicine, Lockpick, Repair e Sneak, e lidar com ghouls irradiados e insetos mutantes gigantes, é definitivamente um dos melhores games da franquia Fallout.
9 – Dragon Age: Origins
Lançado em 2009 pela desenvolvedora Bioware, Dragon Age: Origins se passa na terra fictícia de Thedas, especificamente no reino de Ferelden. O jogador assume o papel de “Guardião” após escolher uma das seis possíveis histórias de fundo e começa sua jornada para derrotar um antigo mal.
Enquanto o jogador terá a tarefa de construir um exército para lutar contra uma invasão de demônios, independentemente de sua história de fundo escolhida, esta e outras decisões irão influenciar muito como a história se desenrola e como o mundo é moldado ao redor do jogador. Desenvolver relacionamentos com companheiros recrutados adiciona mais profundidade à experiência.
8 – Star Wars: Knights Of The Old Republic
Lançado em 2003 pela desenvolvedora Bioware, Star Wars: Knights Of The Old Republic ocorre no universo Star Wars, aproximadamente 4.000 anos antes de o Império Galáctico chegar ao poder. O jogador assume o papel de um Jedi que deve impedir um Lorde das Trevas dos Sith de destruir a República Galáctica.
Este amado RPG capacita as decisões dos jogadores como poucos games de sua época. Os jogadores podem criar seus personagens, escolher uma classe e decidir com qual lado da força eles se alinharão. Embora tenha havido inúmeros games de Star Wars lançados ao longo dos anos, poucos resistiram ao teste do tempo tão bem quanto este clássico.
7 – Diablo II
Lançado em 2000 pela desenvolvedora Blizzard North, Diablo II se passa no mundo do Santuário após os eventos do Diablo original. O jogador assume o papel de uma variedade de classes de personagens e deve descobrir uma maneira de matar Diablo mais uma vez.
Os jogadores podem aumentar o nível de seu Druida para desencadear um Armagedom flamejante ou deixar seu Bárbaro enlouquecido. Com dezenas de habilidades, centenas de monstros e pilhagens aparentemente ilimitadas, o DNA deste grande game pode ser visto em games da atualidade como Path Of Exile.
6 – Fallout: New Vegas
Lançado em 2010 pela desenvolvedora Obsidian Entertainment, New Vegas se passa em uma representação pós-apocalíptica de Las Vegas e do deserto de Mojave. O jogador assume o papel do Mensageiro, que é dado como morto e deve encontrar o homem responsável.
Rastrear o chefão do crime que deixou o jogador para morrer é praticamente apenas o começo; os jogadores logo se tornam um jogador importante em uma guerra, com o destino de quase todos que encontraram em suas mãos. Se alguém deseja interpretar como um médico de fala mansa ou um canibal extremamente sortudo, New Vegas tem a jogabilidade, a narrativa e um monte de ótimos mods para facilitar seus caprichos.
5 – The Elder Scrolls IV: Oblivion
Lançado em 2006 pela desenvolvedora Bethesda Game Studios, The Elder Scrolls IV: Oblivion se passa na terra de Cyrodil. O jogador assume o papel do Herói de Kvatch e é libertado da prisão pelo Imperador pouco antes de ser assassinado na frente do jogador.
O game tem dez diferentes raças jogáveis, 21 classes pré-fabricadas, 21 habilidades para se especializar e dezenas de missões secundárias memoráveis que enfatizam e recompensam as escolhas de interpretação de um jogador. Oblivion ainda é considerado por muitos fãs de Elder Scrolls como o melhor da série, o site Metacritic o classifica como o segundo melhor game da Bethesda, embora tenha uma competição acirrada nesse sentido.
4 – Pokémon Red & Blue
Lançado em 1998 pelo desenvolvedor Game Freak, Pokémon Red e Blue acontecem em uma versão ficcional da região japonesa de Kanto. O jogador assume o papel de um protagonista silencioso, em quem o personagem do programa de TV Ash Ketchum é baseado, e deve competir com seu rival ao encontrar a sinistra Equipe Rocket.
Embora sejam tecnicamente dois games separados, eles têm o mesmo enredo e jogabilidade, e os jogadores devem trocar os Pokémons entre os dois games para “pegar todos eles”. Além de ter muitos detalhes que muitos fãs de Pokémon apenas notam ao jogá-lo novamente, Red e Blue são os primeiros episódios de uma série que se tornou um fenômeno cultural global.
3 – The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time
Lançado em 1998 pela desenvolvedora Nintendo, Ocarina of Time se passa no reino de Hyrule. O jogador assume o papel de Link e deve derrotar o rei Gerudo Ganondorf antes que ele alcance a Triforce.
Com mais de 25 parcelas diferentes da franquia Zelda, o fato de Ocarina of Time ser frequentemente elogiado como o melhor da série é um elogio extremamente alto. Ao atualizar e adquirir diferentes habilidades ao longo do game, os jogadores podem bombardear seus inimigos ou usar o martelo Megaton para esmagá-los no chão.
2 – The Witcher 3: Wild Hunt
Lançado em 2015 pelo desenvolvedor CD Projekt Red, The Witcher 3 se passa no mundo de fantasia do Continente. O jogador assume o papel de Geralt de Rivia, um bruxo que deve encontrar sua filha adotiva e protegê-la da Caçada Selvagem.
Com 70 habilidades especiais diferentes para escolher e toneladas de grandes missões e NPCs que mudam com base nas interações do jogador, este RPG realmente encoraja a realmente desempenhar um papel. Escolha e consequência são os dois pilares principais de qualquer grande RPG, e Wild Hunt tem ambos, junto com vários finais, dependendo das ações do jogador ao longo do game.
1 – The Elder Scrolls V: Skyrim
Lançado em 2011 pela desenvolvedora Bethesda Game Studios, The Elder Scrolls V: Skyrim se passa na terra de Skyrim. O jogador assume o papel de Dragonborn, um mortal que deve usar os poderes dos dragões divinos que misteriosamente retornaram para unir um império e derrotar Alduin. Após uma introdução frenética em que o jogador cria seu personagem antes de escapar por pouco de um ataque de dragão, o jogador tem acesso a um mundo aberto enorme e de tirar o fôlego.
Com mais de 250 missões para completar, os jogadores podem interpretar como se fossem qualquer um ou qualquer coisa; um caçador que se comunica com animais selvagens e cria poções e venenos potentes, um necromante que se torna invisível e convoca os mortos para lutar por eles, ou o que quer que esteja no meio. Os dez melhores mods para as cavernas e masmorras de Skyrim também melhoram muito a experiência desses locais.
E ai? Concorda com a nossa lista?
👉 Siga o Nerd Connection nas redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, Pinterest e Youtube
👉 Participe do nosso grupo oficial no [TELEGRAM], você será muito bem vindo/a.