Netflix |
Nas últimas semanas, o hype do momento é a série sul-coreana Round 6, onde temos um grupo de pessoas participando de um jogo mortal para obter uma grande recompensa no final.
Porém a temática do Battle Royale onde pessoas participam de um jogo mortal, não é uma novidade, sendo feita nas mais diversas mídias e nos mais diversos gêneros do entreterimento. Podemos até fazer uma lista aqui e seria enorme, mas hoje falarei de séries do gênero tokusatsu que focaram suas tramas nessa temática. E quando se fala de tokusatsu e battle royale, duas séries se destacam:
KAMEN RIDER RYUKI
A 1ª série que falarei faz parte da franquia Kamen Rider da TOEI Company, sendo a 12ª série da franquia. Lançado em 2002, nessa história conhecemos Shinji Kido, que trabalha num pequeno jornal que estava investigando uma série de desaparecimentos e acaba se envolvendo num jogo ligado a uma dimensão paralela chamada de Mirror World (na tradução literal, Mundo dos Espelhos).
O misterioso criador desse jogo espalhou 13 decks que contém cartas especiais chamadas Advent Cards. Cada deck está ligado a um Mirror Monster, criaturas que vivem no Mundo dos Espelhos e que geralmente devoram humanos e outros Mirror Monsters. Aquele de posse do deck deve firmar um contrato com um Mirror Monster para obter todos os seus poderes, se transformando em um Kamen Rider e lutar no jogo chamado Rider War, onde os 13 Kamen Riders deveram lutar até a morte e o último que restar terá um desejo concedido, não importa o quão difícil for esse desejo.
Um dos 13 decks contendo as Advent Cards |
Existem duas formas de vencer um Rider: literalmente o matando ou destruindo seu deck, sendo que ao fazer o Rider é atacado e devorado por seu próprio Mirror Monster.
Alguns dos Mirror Monsters |
Nessa história, Shinji se torna o Kamen Rider Ryuki e deseja parar esse conflito, além de salvar as pessoas que estão fora do jogo mas que mesmo assim são atacadas pelos Mirror Monsters, e também descobrir o mistério sobre a criação desse jogo. Nessa empreitada ele consegue alguns riders aliados, como Ren Akiyama, o Kamen Rider Knight, que entrou nesse guerra para desejar uma cura para sua noiva. Além dele, Shinji tem a ajuda de Yui Kanzaki, que está em busca do seu irmão desaparecido, que está ligado a criação do Rider War.
Shinji, o Kamen Rider Ryuki |
Ao decorrer da série conhecemos os outros riders, muitos dispostos a tudo para realizar seus desejos, sendo alguns com desejos egoístas e outros com desejos altruístas e até alguns que nem ligam para o prêmio e só estão nessa apenas pelo prazer de matar.
Ren, o Kamen Rider Knight |
Por ser uma série infanto-juvenil, não tem cenas extremamente violentas e cheias de sangue, porém tem uma história densa, cheio de reviravoltas e com um final bem surpreendente. Além disso também tem um filme que conta uma versão diferente da história apresentada na série, tendo cenas mais violentas e dois finais alternativos.
Yui, que se alia a Shinji e Ren para encontrar seu irmão |
Essa série ganhou uma adaptação americana chamada Kamen Rider: Dragon Knight, que foi exibida aqui no Brasil com o nome de Kamen Rider: Cavaleiro Dragão. Porém essa versão não foca tanto no Battle Royale, focando mais na questão de dimensões paralelas.
Se quiser saber mais sobre a franquia Kamen Rider, leia nossa matéria sobre o assunto clicando aqui. Também confira a abertura da série abaixo:
GARO: VERSUS ROAD
A outra série pertence a franquia Garo produzida pela Touhokushinsha Film Corporation. A franquia Garo é um tokusatsu voltado mais para um público adulto, se quiser saber um pouco mais, clique em nossa matéria sobre a 1ª série da franquia.
Versus Road é a 7ª série da franquia, lançado em 2020 e se passa num universo diferente dos apresentados nas outras séries e filmes de Garo. Nessa história somos apresentados inicialmente a Sena Kuon e Shouri Hoshiai, dois amigos de infância que escutam uma lenda urbana sobre um misterioso jogo de Realidade Virtual que dá um prêmio muito valioso a quem vencer.
Sena e Shouri, os primeiros protagonistas apresentados na série |
Pouco tempo depois, ambos recebem uma caixa misteriosa contendo um óculos VR e ao coloca-lo se encontram numa floresta onde são apresentados ao jogo Versus Road, onde o vencedor ganhará a armadura do Cavaleiro Dourado Garo e se transformará num herói.
A cobiçada armadura dourada de Garo |
Ao todos são 100 participantes e o 1º Round consiste em fugir de estranhas criaturas assassinas chamadas Horrors e ser um dos 50 sobreviventes. Durante esse jogo, os participantes percebem que tem um aumento de sua habilidades. Além disso, alguns participantes decidem matar outros para acabar com o jogo mais rápido.
Um dos temíveis Horrors |
Sena e Shouri passam pela 1ª rodada e pensam que tudo aquilo foi simplesmente um jogo bem realista e decidem continuar, mas ao decorrer da disputa vão descobrir que aquilo não é um simples jogo de Realidade Virtual.
Essa série é mais parecida com Round 6, tendo um estrutura parecida com o jogo acontecendo em rounds, sendo cada um diferente do outro. A cada round, o jogo vai ficando mais mortal e denso, trazendo a tona o que há de pior em cada um.
Além de Sena e Shouri, a história foca em outros 4 participantes: Ryousuke Amou, um ex-delinquente que tenta deixar sua antiga vida para trás. Dai Kanata, antigo amigo e rival de Ryousuke, que lidera uma gangue e sempre tenta recruta seu antigo parceiro. Takane Kozuki, um modelo andrógeno, que esconde um passado sombrio. E por fim, Taisuke Nagumo, uma web celebridade, que participa do jogo para promover seu canal, mas é o 1º a perceber que há algo errado e decide investigar.
Os outros protagonistas da série: Ryousuke, Dai, Takane e Taisuke |
Diferente de Ryuki, essa série tem mais brutalidade e violência, já que é feita para um público adulto. E diferente das outras séries da franquia Garo, essa não foca tanto na luta dos Cavaleiros Makai contra os Horrors e sim foca nos conflitos humanos e onde cada um vai pelo seus objetivos. Além disso outro fator que difere das séries anteriores da franquia é seu visual tecnológico, visto no design da armadura de Garo e nos Horrors, como não ter tanto a estética fantasiosa de seus antecessores, tendo um visual mais do mundo real.
Por fim, fiquem com a abertura da série abaixo:
Recomendo muito assistirem as duas séries pois foram muito elogiadas no Japão e por fãs de tokusatsu mundo afora, devido as suas histórias complexas e reflexivas. Infelizmente elas não estão disponíveis em nenhum serviço de streaming, só sendo possível encontra-las em sites fansubs.
E para finalizar essa matéria, em minha busca pela internet por imagens para colocar aqui, encontrei esse vídeo onde temos cenas da série Round 6, recriando a abertura de Kamen Rider Ryuki.
Fonte das imagens: Kamen Rider Wiki e Garo Wiki
👉 Siga o Nerd Connection nas redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, Pinterest e Youtube
👉 Participe dos nossos grupos oficiais no [WHATS APP] e [TELEGRAM], você será muito bem vindo/a.