capa%20facebook OPINIÃO: Hogwarts Legacy | Qual a razão de não termos o quadribol?

Conforme já informamos aqui, os desenvolvedores do vindouro RPG de Ação, Hogwarts Legacy, oficializaram a ausência do quadribol no jogo. 

Mas quais seriam os motivos para tal ausência? Ainda mais sendo o quadribol algo tão importante dentro do Mundo Bruxo e extremamente amado pelos fãs da série. Bem, é importante ressaltar que não há resposta oficial para isso, ainda, mas podemos especular algumas razões. 

No meu ponto de vista, temos duas abordagens que devemos realizar quando queremos responder essa pergunta e essas abordagens são a in-game, isto é, dentro e a técnica, isto é, fora do jogo. Vamos falar primeiro sobre a questão técnica;

  • Sejamos honestos, hoje em dia os games AAA (ou Triple A) beiram a perfeição. São praticamente “obras de arte coletivas e interativas” e para fazer isso requer muito trabalho e os artistas por trás deles enfrentam muita dificuldade e por isso os jogos demoram cada vez mais para serem lançados e sofrem adiamentos. Hogwarts Legacy além de ser um Triple A, é um jogo em mundo aberto com um enorme mapa detalhado que vai muito além do próprio gigantesco castelo de Hogwarts e suas adjacências, dito isso, vale lembrar que toda uma mecânica de gameplay foi construída para explorar e combater. Agora, o quadribol exigiria toda uma outra mecânica de gameplay radicalmente diferente e seria praticamente necessário criar um outro game dentro de Hogwarts Legacy só para o quadribol.

E embora isso seja mais do que o necessário para explicar o motivo de sua ausência, temos outro motivo importante que vai de acordo com a narrativa do nosso personagem e essa é a questão in-game que vamos abordar agora;

  • Temos muitas poucas informações sobre a estória do game em si, mas o pouco que sabemos já é o suficiente para explicar o porque do nosso protagonista não jogar quadribol. O nosso personagem não tinha despertado a magia dentro de si na idade correta e, portanto, não foi para a famosa Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts aos 11 anos (como vemos Harry Potter e seus amigos irem) como é o esperado. Embora não tenhamos uma idade oficial é dito que ele vai iniciar os estudos como um quintanista e isso equivale aos eventos de “Harry Potter e a Ordem da Fênix” onde vemos o trio por volta dos seus 15 anos. Harry por um ato de bravura se torna apanhador do time da Grifinória no seu primeiro ano, mas todos dizem que isso é algo raro e que Harry seria o apanhador mais jovem em um século (A Pedra Filosofal se passa em 1991). Rony Weasley só consegue entrar pro time de quadribol no próprio 5º ano e isso demonstra que normalmente um aluno precisa estar no quarto ou talvez quinto ano e ser bastante experiente com a vassoura e as aulas de voo para fazer parte do time e o nosso protagonista vai ter acabado de chegar em Hogwarts e apesar de estar de ser um quintanista, esse vai ser na verdade o seu 1º ano na escola.

Mesmo após essas informações você pode argumentar que outros jogos de Harry Potter apesar de não ter o foco no quadribol, tiveram ele como parte de sua gameplay e você não vai estar errado, mas a grande diferença é que estamos falando gerações e tecnologias diferentes. 

O jogo de “Harry Potter and the Philosopher’s Stone” lá para o clássico PS1, por exemplo, tinha apenas um mini-game que consistia em passar por aros brilhantes no ar até pegar o Pomo de Ouro com o fundo apenas simulando uma partida de quadribol, como é possível ver no vídeo acima. 

Já no saudoso PS2 tivemos o “Harry Potter: Quidditch World Cup” que era um jogo totalmente feito para essa prática fantástica do quadribol e portanto não se encaixa nessa argumentação, já que o jogo tinha exclusivamente essa intenção e não precisou de dois sistemas de gameplay.

capa OPINIÃO: Hogwarts Legacy | Qual a razão de não termos o quadribol?

Talvez o exemplo mais recente de quadribol esteja presente no jogo de mobile RPG “Harry Potter: Hogwarts Mystery” exclusivo de mobiles lançado em 2018 e que continua ativo até hoje. 


Ainda tratei um artigo falando apenas sobre este divertidíssimo game para vocês, mas por hora, vamos focar no quadribol.

Apesar de termos todo um sistema desenvolvido e uma trama bastante divertida e com personagens interessantíssimos tudo girando em torno do quadribol, ele novamente volta a ser apenas um mini-game presente no game maior.

Dito isso, eu ainda acho possível a futura vinda de uma DLC feita toda para o quadribol, se pudermos ignorar o fato do nosso personagem ser despreparado para tal esporte, mas e você, o que acha? 

Hogwarts Legacy será lançado em 10 de fevereiro de 2023 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e PC. 
Uma data futura será anunciada para a versão de Nintendo Switch.

Related Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *