Conforme já informamos aqui, os desenvolvedores do vindouro RPG de Ação, Hogwarts Legacy, oficializaram a ausência do quadribol no jogo.
Mas quais seriam os motivos para tal ausência? Ainda mais sendo o quadribol algo tão importante dentro do Mundo Bruxo e extremamente amado pelos fãs da série. Bem, é importante ressaltar que não há resposta oficial para isso, ainda, mas podemos especular algumas razões.
No meu ponto de vista, temos duas abordagens que devemos realizar quando queremos responder essa pergunta e essas abordagens são a in-game, isto é, dentro e a técnica, isto é, fora do jogo. Vamos falar primeiro sobre a questão técnica;
- Sejamos honestos, hoje em dia os games AAA (ou Triple A) beiram a perfeição. São praticamente “obras de arte coletivas e interativas” e para fazer isso requer muito trabalho e os artistas por trás deles enfrentam muita dificuldade e por isso os jogos demoram cada vez mais para serem lançados e sofrem adiamentos. Hogwarts Legacy além de ser um Triple A, é um jogo em mundo aberto com um enorme mapa detalhado que vai muito além do próprio gigantesco castelo de Hogwarts e suas adjacências, dito isso, vale lembrar que toda uma mecânica de gameplay foi construída para explorar e combater. Agora, o quadribol exigiria toda uma outra mecânica de gameplay radicalmente diferente e seria praticamente necessário criar um outro game dentro de Hogwarts Legacy só para o quadribol.
E embora isso seja mais do que o necessário para explicar o motivo de sua ausência, temos outro motivo importante que vai de acordo com a narrativa do nosso personagem e essa é a questão in-game que vamos abordar agora;
- Temos muitas poucas informações sobre a estória do game em si, mas o pouco que sabemos já é o suficiente para explicar o porque do nosso protagonista não jogar quadribol. O nosso personagem não tinha despertado a magia dentro de si na idade correta e, portanto, não foi para a famosa Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts aos 11 anos (como vemos Harry Potter e seus amigos irem) como é o esperado. Embora não tenhamos uma idade oficial é dito que ele vai iniciar os estudos como um quintanista e isso equivale aos eventos de “Harry Potter e a Ordem da Fênix” onde vemos o trio por volta dos seus 15 anos. Harry por um ato de bravura se torna apanhador do time da Grifinória no seu primeiro ano, mas todos dizem que isso é algo raro e que Harry seria o apanhador mais jovem em um século (A Pedra Filosofal se passa em 1991). Rony Weasley só consegue entrar pro time de quadribol no próprio 5º ano e isso demonstra que normalmente um aluno precisa estar no quarto ou talvez quinto ano e ser bastante experiente com a vassoura e as aulas de voo para fazer parte do time e o nosso protagonista vai ter acabado de chegar em Hogwarts e apesar de estar de ser um quintanista, esse vai ser na verdade o seu 1º ano na escola.
Talvez o exemplo mais recente de quadribol esteja presente no jogo de mobile RPG “Harry Potter: Hogwarts Mystery” exclusivo de mobiles lançado em 2018 e que continua ativo até hoje.