A comédia dos anos 90, A Família Dinossauros, terminou com um final muito controverso após seis anos. Situado em 60.000.000 aC, a amada série seguiu uma família de dinossauros antropomórficos, Dino da Silva Sauro, Fran da Silva Sauro, Robert da Silva Sauro, Charlene da Silva Sauro e Baby da Silva Sauro, que lidaram com questões modernas de Dino solicitando um aumento em seu trabalho para Robert (Robbie) e Charlene negociando com a pressão dos colegas adolescentes. Muitas vezes, o programa também abordava assuntos atuais, que são exibidos no final da série. No episódio final de A Família Dinossauros de 1995, desenvolvido pelo mentor dos Muppets, Jim Henson, a família se reuniu em seu quintal discutindo o avanço da tecnologia e aguardando o retorno anual dos besouros, uma tradição na Pangea que estava sendo transmitida.
Quando os besouros não chegam, Charlene descobre que a nova fábrica da WESAYSO, a empresa antiética em que Dino trabalhava, matou todos os besouros para evitar que eles interrompessem sua produção de frutas de cera. Infelizmente, os besouros foram um fator significativo no ecossistema e causaram instabilidade na Pangea, permitindo que plantas chamadas papoulas de cedro crescessem demais na área. A WESAYSO trabalhou para remediar o problema da papoula pulverizando produtos químicos em toda a Pangeia, mas isso mata todas as plantas, não deixando comida para os moradores. Como a empresa continuou tentando corrigir seus planos equivocados, a situação piorou e levou à Idade do Gelo, terminando o show com a família amontoada em sua casa.
O final dos Dinossauros foi planejado pelos escritores desde o início da série. Eles sabiam que, para que sua história fosse concluída, eles teriam que descrever como os dinossauros encontraram seu fim pela extinção e queriam retratar isso como sua conclusão. Embora a narrativa da série tenha levado a esse final, a recepção do episódio final foi menos que estelar porque mudou drasticamente o tom geral da série. Embora muitos comentaristas tenham elogiado as decisões narrativas ousadas do episódio, não há dúvida de que a conclusão sombria se mostrou chocante para os espectadores e foi um afastamento marcante do comentário social alegre que havia antes.
Por que o final dos dinossauros foi tão controverso
Os dinossauros eram vistos como uma das comédias familiares amadas nos anos 90 até que foi cancelada. Embora abordasse temas sérios, era um programa de TV alegre e satírico que toda a família podia assistir. Quando o final foi ao ar, tornou-se um dos finais mais controversos da história da TV por causa de sua súbita conclusão mais sombria. A extinção da família de dinossauros relacionável foi uma narrativa improvável e inesperada, embora talvez fosse previsível, devido ao assunto e à sinalização do programa. Com seu público centrado na família, a cena final da série mostrando a amada família amontoada em sua sala de estar enquanto a neve continuava a se acumular e o clima frio piorava foi um final chocante. Outro elemento sombrio do episódio final foi a última peça de transmissão do novo âncora regular, Howard Handupme, dando um discurso de adeus antes dos créditos rolarem. As cenas solenes em curso no episódio provaram ser uma experiência de visualização traumática, tornando a reação mista um efeito colateral talvez não surpreendente.
O final da série dos dinossauros foi a escolha certa?
Os escritores dos Dinossauros não mudariam o controverso episódio até hoje. Os escritores da série Kirk Thatcher e Tim Doyle reiteraram que a comédia dos anos 90 era na verdade uma sátira à cultura do consumismo. Apesar de ser uma série familiar, não foi criada para fazer comentários confortáveis sobre os temas abordados, inclusive a forma como a humanidade não pensa nas consequências de seus atos. Quando eles foram notificados do cancelamento repentino da serie, os escritores lançaram esse final, continuando seus esforços para mostrar como ações míopes podem criar danos a longo prazo.
O final, por mais divisivo que tenha sido, amarrou a série em um arco coeso. A missão dos escritores de abordar tópicos essenciais que ensinaram lições ao público chegou a um final infeliz, mas necessário para provar seu ponto de vista. A constante interferência ambiental de uma grande corporação, como mostrado no episódio final de Dinossauros, é uma questão que ainda está sendo protestada nos dias modernos. Embora o final tenha se desviado da natureza animada e espirituosa da série, a conclusão de A Família Dinossauros retratou um resultado sombrio de um problema do mundo real. Os dinossauros sempre serão lembrados não apenas como um dos programas de TV mais amados dos anos 90, mas também como um dos mais controversos. A série familiar saudável teve alguns dos momentos mais lembrados, incluindo os famosos bordões do Baby “Eu sou um bebê, você tem que me amar!” e “Não é a mamãe!” Embora o episódio final tenha revelado a morte final deles, a história dos Dinossauros exibiu um final relevante e atemporal que sempre será discutido.
Veja Também:
- Incidente com GTA 6 será investigado pelo FBI
- Jogo do Homem de Ferro é oficialmente anunciado pela EA
- Japan Game Awards 2022: Elden Ring vence o GOTY
- The Sims 4 será gratuito, agora é só comprar as 57 DLCs
- Brie Larson pode deixar o papel de Capitã Marvel por causa dos haters
- A Evolução de God of War de 2005 até 2022
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, siga as nossas redes sociais!