Em entrevista ao portal UOL, a atual Ministra do Esporte, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, disse que que seu ministério não vai investir nos esportes eletrônicos e nem ” dar brecha” para que eles sejam tratados como uma modalidade esportiva, na contra mão das principais potencias econômicas do mundo.
“A questão do esporte eletrônico a nível Federal ainda não é uma realidade. Não tenho essa intenção [de investir nisso]. A gente lutou ano passado, eu na minha vida pregressa, a frente da Atletas pelo Brasil fizemos uma ação muito forte junto ao legislativo par ao texto da lei geral não ser aberto o suficiente para ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte raiz. A definição de esporte tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco”
Essa resposta surgiu ao ser bordada sobre projeto de lei geral do esporte (PL 1.153/2019) de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), no ano passado o senado e a faculdade aprovaram um novo , mas houve alterações em seu texto e os senadores deve reconsiderar. Além disso também tem a existe um projeto de Lei em tramitação no Senado: a PLS 383/2017, que visa regulamentar a prática dos esportes eletrônicos no país.
Mas segundo a Ministra essa regulamentação no que depender dela não vai acontecer, uma vez que ela não considera um esporte, segundo a mesma jogos não são “não são imprevisíveis, são uma programação”. (imagino a opinião dela sobre xadrez tentar uma vaga nas olimpíadas).
No auge de sua fala contra os E-Sports a Ministra compara rotina de treino de jogadores profissionais com a de jogadores amadores “Ivete Sangalo treina e não é atleta”, o esporte eletrônico é só entretenimento e diversão.
“A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte”
Não é atoa que podemos ter uma revogação das reduções dos impostos videogames tanto e consoles, como em jogos novo governo.
Veja Também:
- CD Projekt Red anuncia remake de The Witcher reconstruído do zero na Unreal Engine 5
- Após queda nos lucros Disney demite CEO e trás de volta Bob Iger
- Pokémon: Veja quais são as diferenças entre Scarlet e Violet
- PS5 agora possui um jailbreak funcional, afirma modder
- Morre aos 49 anos Jason David Frank, o icônico Ranger Verde dos Power Rangers
- A Evolução de God of War de 2005 até 2022
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, siga as nossas redes sociais!