Os Cavaleiros do Zodíaco continua sendo um anime tão popular e relevante aqui no Brasil mesmo depois de quase 30 anos do primeiro episódio ter ido ao ar. Os 114 episódios a série clássica trazem muita emoção, construção de personagem e principalmente lutas tão emocionantes que é até difícil escolher as melhores delas.
Mas assim como os bravos defensores de Atena, nós nunca fugimos de uma batalha e topamos o desafio de escolher dez grandes combates que rolaram no anime como os melhores de todos. Então vamos a nossa lista!
10. Cavaleiros de Bronze vs. Thanatos e Hypnos (Saga de Hades)
A escala da luta era imensa. Os Cavaleiros de Bronze enfrentavam dois dos deuses mais poderosos do panteão grego, que haviam se aliado para lutar contra os defensores de Athena. A batalha ocorreu em várias fases, começando com uma luta de Thanatos contra os Cavaleiros de Bronze.
Durante a luta, as armaduras de bronze foram destruídas, mas para ajudar Seiya e cia, as armaduras de ouro chegam aos Campos Elíseos. Nesse momento temos Seiya usando a armadura de Sagitário, Shiryu com a de Libra, Hyoga com a de Aquário, Shun com a de Virgem e Ikki com a de Leão.
Mas Thanatos demonstraram um poder incomparável, destrói facilmente as armaduras de ouro e de derrotando os Cavaleiros de Bronze um por um com facilidade. No entanto, os Cavaleiros de Bronze se recusaram a desistir e na tentativa de Seiya de enfrentar Thanatos sozinho, sua armadura de Pegasus renasce, graças ao sangue de Athena, se transformando numa armadura divina, permitindo-o derrota Thanathos.
Hypnos percebe o poder despertado por Seiya e tenta destruí-lo antes que ele chegue a Athena, mas é logo detido pelo outros Cavaleiros de Bronze, que também despertam suas armaduras divinas, dando trabalho para o deus. Ikki manda os outros irem junto com Seiya, enquanto fica pra segurar Hypnos, onde após um combate intenso, derrota o deus também.
9. Shiryu vs. Máscara da Morte (12 Casas)
Antes de enfrentar Máscara da Morte, Shiryu já havia o enfrenta nas Cachoeira de Rozan, quando o mesmo foi tentar matar o Mestre Ancião, mas Shiryu nada pode fazer, sendo salvo por seu mestre e Mu.
Agora, ele está decidido acertar as contas com o Cavaleiro de Ouro, principalmente ao perceber a crueldade de Máscara da Morte.
Mesmo estando cego, Shiryu enfrenta Máscara da Morte, que usa sua habilidade de enviar a alma das pessoas para a fronteira do mundo dos mortos. Lá, Shiryu, retorna a ter sua visão, mas Máscara da Morte é muito poderoso naquele lugar. Porém as preces da amiga de Shiryu, Shunrei, começam a atordoar o Cavaleiro de Ouro, que tenta mata-la. Isso faz com que Shiryu exploda seu cosmo, derrotando Máscara da Morte.
Essa luta é lembrada como um dos momentos mais emocionantes e icônicos de toda a série Os Cavaleiros do Zodíaco, e tornou-se um exemplo da força de vontade e determinação que os Cavaleiros de Bronze precisavam para enfrentar seus inimigos poderosos.
8. Shiryu vs. Shura (12 Casas)
Shura era um Cavaleiro de Ouro, o guardião da Casa de Capricórnio, e um dos mais poderosos guerreiros de Athena. Shiryu, por sua vez, era um Cavaleiro de Bronze, o Cavaleiro da constelação de Dragão, e tinha a missão de atravessar as 12 Casas para chegar até a Casa de Athena e proteger a Deusa.
Shura foi o cavaleiro responsável por executar Aiolos de Sagitário no passado, e tinha orgulho de ser considerado o mais leal dos Cavaleiros de Athena. Eera um adversário extremamente habilidoso e poderoso, cujas mãos eram como espadas poderosíssimas, capazes de cortar até mesmo o cosmo de seus oponentes. Shiryu, por sua vez, foi desafiado a superar seus limites e encontrar uma forma de vencer Shura, mesmo tendo sido ferido gravemente por sua espada.
Ambos se enfrentavam em uma batalha mortal, e Shiryu precisava encontrar uma forma de derrotar Shura, então numa demonstração da coragem e determinação, Shiryu decide usar a técnica proibida do Último Dragão, levando Shura para as alturas e queimar na atmosfera da Terra.
Shura vendo a determinação de Shiryu e percebendo que estava do lado errado desse confronto, Shura coloca sua armadura em Shiryu e o manda de volta para Terra, enquanto seu corpo sobe e vira poeira estelar.
7. Hyoga vs. Camus (Sagade Hades)
A luta foi uma batalha de mestre e aprendiz, já que Camus era o antigo mestre de Hyoga (no mangá. No anime, Camus era mestre de Cristal, mestre de Hyoga).
Hyoga havia aprendido muitas das técnicas de gelo de Camus e estava determinado a derrotá-lo, mas Camus também conhecia bem as habilidades e fraquezas de Hyoga, o que tornou a luta ainda mais desafiadora.
Camus tinha a habilidade de controlar o gelo e criava formas de gelo poderosas para atacar Hyoga, enquanto Hyoga usava suas técnicas de gelo para tentar superar a defesa de Camus e atacá-lo com força total. A batalha foi tão intensa que chegou a congelar toda a Casa de Aquário.
A luta teve um significado emocional especial, já que Hyoga tinha uma relação complexa com seu antigo mestre. Hyoga precisou superar Camus, que antes, na Casa de Libra, havia congelado seu pupilo, numa esquife de gelo.
Para vencer seu mestre, Hyoga precisa atingir o Zero Absoluto, uma temperatura tão baixa, que seria capaz de congelar uma armadura de ouro. Então num embate final entre mestre e discípulo, Hyoga consegue atingir o Zero Absoluto, vencendo seu mestre.
6. Shaka vs Saga, Camus e Shura (Saga de Hades)
As habilidades dos Cavaleiros envolvidos na batalha são impressionantes. Shaka, um dos Cavaleiros de Ouro mais poderosos, é capaz de manipular a energia cósmica para criar ilusões e ataques devastadores. Saga, Camus e Shura, por outro lado, retornaram dos mortos e estavam a serviço de Hades, com a missão de matar Athena, por isso os 3 estavam subindo as 12 Casas e agora estavam diante de Shaka, na Casa de Virgem.
Shaka, que normalmente é muito reservado e pacífico, é forçado a lutar contra seus antigos companheiros de batalha, demostrando um imenso poder.
Durante a luta, Shaka percebe que há algo a mais por trás da traição de Saga, Camus e Shura, mesmo assim não desiste de confronta-los. Então os 3 decidem usar a técnica proibida Exclamação de Athena, uma técnica que envolve o poder de 3 Cavaleiros de Ouro ao mesmo tempo, contra Shaka. Só assim o Cavaleiro de Virgem pode ser derrotado.
5. Ikki vs. Shaka (12 Casas)
A luta é um confronto entre dois personagens extremamente poderosos e habilidosos em combate. Ikki é um dos Cavaleiros de Bronze mais fortes e Os Cavaleiros de Bronze estão lutando não apenas para derrotar Poseidon e salvar a Terra da destruição, mas também para salvar Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena, que está presa dentro da torre de Poseidon.
Durante a luta, Seiya, Shiryu e Hyoga recebem as armaduras de ouro de Sagitário, Libra e Aquário, respectivamente, tendo assim maior poder para enfrentar Poseidon.
Num momento que eles conseguem atordoar Poseidon, Seiya consegue destruir a torre que Saori estava aprisionada, então a deusa usa seu poder para selar novamente Poseidon, salvando assim a Terra.
4. Shiryu vs. Seiya (Torneio Galático)
A luta é uma das primeiras batalhas entre os Cavaleiros de Bronze apresentados na série. Shiryu e Seiya são personagens extremamente populares na franquia, e essa luta foi crucial para estabelecer a dinâmica entre eles.
Seiya não consegue passar pela defesa impenetrável do escudo de Shiryu, mas numa estratégia quase suicida, Seiya faz Shiryu quebrar o próprio escudo.
Após isso, Shiryu não vê mais necessidade de usar sua armadura e a tira pra enfrentar Seiya, que faz o mesmo. Seiya percebe uma falha na técnica de Shiryu, que o permite acertar o coração do Cavaleiro de Dragão.
Porém o coração de Shiryu para e ele fica entre a vida e a morte, e somente Seiya pode fazer o coração de Shiryu voltar a bater, acertando um golpe com a mesma força de antes, no coração de Shiryu. Mesmo fraco por causa da luta anterior, Seiya consegue realizar a façanha, salvando Shiryu.
3. Seiya, Shiryu e Hyoga vs. Poseidon (Saga de Poseidon)
A luta é uma batalha épica entre os Cavaleiros de Bronze e um dos deuses mais poderosos da mitologia grega. Poseidon é um dos inimigos mais temíveis enfrentados pelos Cavaleiros de Bronze, e essa luta coloca os heróis em uma posição de grande perigo.
Os Cavaleiros de Bronze estão lutando não apenas para derrotar Poseidon e salvar a Terra da destruição, mas também para salvar Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena, que está presa dentro da torre de Poseidon.
Durante a luta, Seiya, Shiryu e Hyoga recebem as armaduras de ouro de Sagitário, Libra e Aquário, respectivamente, tendo assim maior poder para enfrentar Poseidon.
Num momento que eles conseguem atordoar Poseidon, Seiya consegue destruir a torre que Saori estava aprisionada, então a deusa usa seu poder para selar novamente Poseidon, salvando assim a Terra.
2. Ikki vs. Seiya (Cavaleiros Negros)
A luta é uma das primeiras batalhas verdadeiramente épicas da série, e foi crucial para estabelecer a dinâmica entre Seiya e Ikki. A rivalidade entre os dois personagens é um dos principais arcos da história, e essa luta foi fundamental para estabelecer a profundidade e complexidade dessa relação.
Ikki é o principal antagonista da Saga dos Cavaleiros Negros, e essa luta coloca Seiya em uma posição de grande perigo. Além disso, a luta é uma batalha de ideais, não apenas de poder. Ikki representa a vingança e o desejo de poder, enquanto Seiya representa a coragem e a justiça.
A sequência do embate entre os dois alterna entre as cenas da luta e flashback do passado de Ikki, mostrando suas motivações e como ele se tornou alguém com sede por vingança e poder. Seiya consegue superar Ikki, graças a união dos cosmos de Shiryu, Hyoga e Shun ao dele.
A luta entre Ikki e Seiya na Saga dos Cavaleiros Negros é considerada uma das lutas mais épicas em Cavaleiros do Zodíaco. A rivalidade entre os dois personagens continua a ser um dos arcos mais populares na série, e essa luta é um marco importante na história da franquia.
1. Seiya vs. Saga (12 Casas)
A luta entre Seiya de Pégaso e Saga de Gêmeos na Saga das 12 Casas é considerada por muitos fãs como a melhor luta em Cavaleiros do Zodíaco, e há várias razões para isso.
Saga é um o principal antagonista da Saga das 12 Casas, e essa luta é o clímax da sua história. Seiya está lutando não apenas para derrotar Saga, mas também para salvar Atena.
Ao encontrar Saga na Sala do Grande Mestre, o mesmo estava com sua personalidade boa e diz que a luz emitida pelo escudo de Athena, pode salvar Saori. Quando mostra onde encontrar o escudo, o lado maligno de Saga se revela e ataca Seiya sem piedade nenhuma.
Ikki aparece para ajuda-lo, dando tempo de Seiya ir até o Templo de Athena. Mas Saga é implacável, derrotando o Cavaleiro de Fênix e indo atrás de Seiya. Os momentos finais criam uma grande tensão, onde o tempo para salvar Athena está se esgotando, enquanto Saga ataca Seiya, que tenta usar suas ultimas forças para reerguer o escudo.
BÔNUS 1: Shun vs Afrodite (12 Casas)
Os dois personagens representam ideais opostos. Shun é um dos Cavaleiros de Bronze mais gentis e compassivos, enquanto Afrodite é um dos Cavaleiros de Ouro mais arrogantes e cruéis. A luta coloca esses dois personagens em conflito direto, o que a torna emocionante e significativa.
Outro aspecto que torna a luta épica é o fato de que Shun estar lutando não apenas para vencer, mas também para vingar a morte de seu mestre, Daidaros, que foi morto por Afrodite, o que significa que Shun tem um motivo pessoal para lutar e vencer a luta.
Por fim, a luta entre Shun e Afrodite é significativa porque destaca a importância da compaixão e da empatia, mesmo em meio a uma batalha mortal. Shun é um personagem que representa a gentileza e a compaixão, e ele mostra que essas qualidades não são uma fraqueza, mas sim uma força que pode ajudar a vencer batalhas difíceis.
Por todos esses motivos, a luta entre Shun e Afrodite na Saga das 12 Casas é considerada por muitos fãs como uma das melhores lutas em Cavaleiros do Zodíaco. É uma luta épica que combina ação, emoção, tensão, significado e surpresa de uma forma que é difícil de igualar.
BÔNUS 2: Shion vs Dohko (Saga de Hades)
A luta é uma batalha entre dois personagens que são amigos de longa data e têm um grande respeito um pelo outro. Shion e Dohko foram os únicos cavaleiros que sobreviveram a batalha anterior contra Hades há 243 anos e agora estão lutando um contra o outro, já que Shion foi revivido por Hades e se tornou um espectro a serviço do deus maligno.
Além disso, a luta é uma batalha entre dois Cavaleiros de Ouro poderosos e experientes que usam estilos de luta diferentes. Shion é um lutador astuto e inteligente que usa técnicas de defesa impenetráveis para desgastar seu oponente, enquanto Dohko é um lutador mais agressivo e impulsivo que usa seu poder bruto para destruir seus inimigos. Isso significa que a luta é uma batalha de inteligência e estratégia versus força bruta e instinto, o que a torna emocionante e imprevisível.
A luta também tem um final emocionante e significativo. Não vamos revelar aqui para não estragar a surpresa para aqueles que ainda não assistiram a Saga de Hades, mas podemos dizer que é um final que mostra a importância da amizade, da lealdade e do sacrifício em meio a uma batalha mortal.
Por fim, a luta entre Shion e Dohko é significativa porque destaca a importância dos Cavaleiros de Ouro na história de Cavaleiros do Zodíaco. Shion e Dohko são dois personagens que representam a coragem, a lealdade e o sacrifício que são necessários para ser um Cavaleiro de Ouro, e eles mostram que essas qualidades são o que fazem um verdadeiro Cavaleiro.
BÔNUS 3: Shiryu x Algol de Perseu (Cavaleiros de Prata)
A luta entre Shiryu de Dragão e Algol de Perseu, um dos Cavaleiros de Prata de Athena, é considerada uma das melhores lutas em Cavaleiros do Zodíaco, principalmente devido à intensidade e à emoção da batalha.
Algol é um adversário muito poderoso e astuto, que usa suas habilidades de seu escudo da Medusa para transformar seus adversários em pedra. Seiya e Shun são transformados em estatuas por esse poder, restando somente Shiryu.
Shiryu tenta lutar sem olhar para o escudo de Algol, mas o Cavaleiro de Prata é astuto, conseguindo superar as fraquezas de seu escudo e pressionado Shiryu, que só vê uma alternativa para derrotar Algol: tirar sua própria visão.
O final é bem dramático,
pois após serem salvos, Seiya e Shun se emocionam ao perceberem o sacrifício
que Shiryu fez para salva-los.