O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) enviou uma solicitação ao Governo Federal pedindo a suspensão de jogos violentos no Brasil por 30 dias, alegando uma suposta conexão entre os jogos eletrônicos agressivos e o recente atentado à creche em Blumenau (SC), que resultou na morte de quatro crianças.
O pedido foi publicado no site da Câmara dos Deputados e menciona a necessidade das autoridades investigarem a relação entre jogos violentos e a violência, com o objetivo de considerar possíveis medidas regulatórias.
Entretanto, segundo informações divulgadas pelo Metrópoles, a suposta ligação entre o crime e os videogames surgiu apenas na internet e não foi confirmada pela Polícia Civil de Santa Catarina, que não encontrou qualquer vínculo com jogos no celular do assassino.
Não é de hoje que que políticos tentam relacionar crimes violentos a conteúdos de jogos eletrônicos. Em maio de 2022, o senador Ted Cruz, do Texas, EUA, culpou os videogames pelo massacre em uma escola primária em Uvalde, que resultou na morte de 19 crianças e dois professores. Além disso, em fevereiro de 2021, Marcus Evans Jr. tentou proibir a venda de jogos violentos em Chicago, Illinois, devido ao aumento de casos de roubo de carros na cidade.
Apesar desses episódios, estudos anteriores que buscaram investigar a relação entre comportamentos violentos e videogames não encontraram evidências que comprovem essa teoria. Em 2015, o psicólogo Christopher Ferguson, por exemplo, concluiu que não há indícios nesse sentido.
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!