dr-stone-3 Dr. Stone: O Quão precisa é a ciência no anime?

Nenhum anime é como Dr. Stone . Em 2019 entrou na cena do anime com um novo assunto muito mais inteligente. O anime segue Senku, um gênio do ensino médio que se dedica a reconstruir a civilização humana depois que um evento misterioso transforma todos os humanos em pedra por milhares de anos. Quando ele acorda, descobre que os poucos humanos que restam foram reduzidos a um estilo de vida da Idade da Pedra.

RELACIONADO: 

É aqui que o cérebro do Dr. Stone entra em ação. Como um gênio, Senku basicamente tem conhecimento científico suficiente para impulsionar os remanescentes da humanidade da Idade da Pedra para as máquinas da era industrial em um período incrivelmente curto. No entanto, ainda é um anime, então ninguém seria culpado por questionar a validade da ciência de Senku. Felizmente, uma famosa especialista científica deu sua opinião sobre o processo científico de Dr. Stone.



O Quão precisa é a ciência do Dr. Stone?
bdr-stone-2019bbrbrdr-stone-is-an-explosive-chemical-reactio_mb57.1280 Dr. Stone: O Quão precisa é a ciência no anime?
A ex-estrela de MythBusters, Kari Byron,  conversou com o Crunchyroll Extras para avaliar a plausibilidade dos empreendimentos científicos do Dr. Stone . Acontece que o programa é incrivelmente preciso, exceto por algumas hiperbolizações em prol da comédia e do enredo. A teoria por trás de todas as invenções de Senku, desde sua receita de pólvora caseira até seu algodão-doce da Idade da Pedra é executado com precisão na maior parte.

Por exemplo, durante suas aventuras, Senku e seus amigos tropeçam em um favo de mel. Com isso, eles criam moldes de cera que usam para fundir metais. No final de seus experimentos, a gangue tem uma máquina a vapor em pleno funcionamento. De acordo com Byron, embora fosse uma carga de trabalho pesada devido às ferramentas desatualizadas, eles poderiam realizar tal façanha no mundo real. No entanto, o anime não é 100% preciso.



As coisas que o Dr. Stone erra
dr_stone_terceira_temporada Dr. Stone: O Quão precisa é a ciência no anime?
Não é que o Dr. Stone entenda as coisas necessariamente de forma errada. Mesmo em sua forma mais irreal, ainda há uma base científica sólida. O programa simplesmente exagera certas coisas por uma questão de comédia ou pelo progresso da história. Muitas vezes, esses exageros acontecem quando Senku e outros estão lidando com eletricidade. Por exemplo, o anime brinca um pouco com a probabilidade quando o grupo constrói um para-raios que rapidamente atrai um raio diretamente para sua posição exata.

“O raio nem sempre cai exatamente onde você quer”, disse Byron. “Especialmente na natureza. Mas, você sabe, esta é uma pequena licença poética. Vou deixar passar.”

O show também exagera quanta eletricidade pode ser armazenada em uma das baterias caseiras de Senku. Quando um personagem acidentalmente toca parte das baterias, ele recebe um choque enorme – o suficiente para fazê-lo voar no ar. Embora o design dessa bateria seja preciso, Byron está convencida de que ela não pode conter carga suficiente para causar esse efeito em uma pessoa.

Em geral, a precisão da ciência do Dr. Stone foi bem resumida pela própria Byron. “Acho que todas essas coisas são melhores no papel do que na vida real.” Portanto, embora a teoria da ciência do Dr. Stone seja sólida, ela pode não ter os mesmos resultados se alguém tentar replicá-la no mundo real.

Related Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *