16b51bbd-240417df-lula-em-brasi%CC%81lia-050-1024x683-1 Lamentável! Lula se refere aos videogames como porcaria e diz que não ensinam amor e nem educação, só violência!
Durante coletiva com ministros, senadores e juízes sobre as medidas que o país tomará em relação à violência nas escolas, o presidente do Brasil, Lula, culpa os videogames e responsabiliza os pais pelo aumento da violência ao permitir que crianças pequenas joguem em tablets. 


Ele menciona também que os videogames não ensinam sobre amor nem educação, somente sobre violência. Em uma das falas ele afirma que os games estão ensinando a “molecada” a matar. Em outro trecho, ele diz não haver dúvidas de “moleques” de 8, 9 e 12 anos jogam “essa porcaria”.

No cargo: pic.twitter.com/FHvX9hReCH

— 16 Bits da Depressão (@16bitsdadepre) April 18, 2023

Lamentavelmente, o presidente do Brasil emitiu falas que não condizem com a verdade. Várias pesquisas, como mencionamos em outras matérias, comprovam que videogames não aumentam ou provocam a violência da pessoa que está jogando. A pesquisa mais recente chegou a fazer um teste com 1000 pessoas e não evidenciaram mudanças no comportamento.

Outro ponto infeliz é que no Brasil todos os jogos possuem classificação etária, então jogos violentos só podem ser comprados com a autorização de um adulto. Por fim, os jogos também contribuem com a educação, sendo possível, por exemplo, aprender outras línguas, culturas, cálculos entre outros diversos tópicos.

Mais uma vez os consoles se tornaram bodes expiatórios. O que você achou sobre essa fala do atual presidente Lula?


O Debate sobre videogame gerar violência na internet

Andrew Przybylski, professor associado da Universidade de Oxford que estuda mídias digitais, afirmou que “Os jogos apenas se tornaram mais realistas. Praticantes e jogos violentos apenas se tornaram mais diversificados. E estes jogos agora são jogados no mundo todo”.

“A pergunta que você deve fazer a si mesmo é: as pessoas saem para praticar tiroteios em massa depois de desistirem com raiva do Call of Duty?”. Ele acha que não e aponta que a maioria das pessoas geralmente não comete atos violentos depois de perder um jogo de golfe.

Por fim, Przybylski acredita que o discurso de colocar a culpa nos videogames serve apenas para tentar justificar o debate raso que a política tem sobre a violência do mundo, tentando achar um culpado ao invés de tentar encontrar maneiras efetivas para evitar esses problemas. “Nós reduzimos o valor do discurso político sobre o tema, porque estamos buscando respostas fáceis em vez de encarar verdades duras”. 

Fonte: CNN

Related Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *