As autoridades do Vietnã proibiram a exibição comercial do filme Barbie, dirigido por Greta Gerwig. O filme da Warner Bros., estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que era muito esperado e estava programado para ser lançado no país em 21 de julho. A proibição ocorreu devido a uma cena que mostrava um mapa com a “linha de nove traços”, que representa as reivindicações territoriais da China no Mar da China Meridional, violando a soberania do Vietnã.
A decisão de proibir o filme foi tomada pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes, e a Warner Bros. ainda não se manifestou sobre o assunto. Essa não é a primeira vez que representações semelhantes da “linha de nove traços” causam problemas no Vietnã.
Filmes como Abominable da DreamWorks e Unchartered da Sony também foram banidos por esse motivo. Além disso, séries de TV como “Put Your Head On My Shoulder” e “Madam Secretary” foram instruídas a remover as cenas com o mapa.
Essas restrições no Vietnã destacam a sensibilidade geopolítica envolvendo a representação de questões territoriais em filmes e séries de TV, e exemplificam como essas questões podem impactar a indústria do entretenimento.
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!