renata-souza-3 Deputada do PSOL acusa IA de 'racismo algorítmico' por gerar imagem dela armada

A deputada estadual Renata Souza (PSOL) do Rio de Janeiro denunciou o que chamou de “racismo algorítmico” após solicitar a criação de uma personagem mulher negra na favela, ao estilo Pixar, a um “robô desenhista“. O resultado foi uma imagem de uma pessoa segurando uma arma, o que levantou preocupações sobre estereótipos prejudiciais.

A tendência de criar personagens com traços semelhantes aos da Pixar ganhou destaque recentemente devido à disponibilidade gratuita desse recurso no bing.com/create da Microsoft. As ilustrações são geradas por Inteligência Artificial com base em descrições detalhadas.

Renata Souza, doutora em Comunicação e Cultura e criada na Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, expressou sua indignação, questionando por que a “desinteligência artificial” associou sua identidade e origens a uma representação armada. Ela destacou a presença do “racismo algorítmico” que perpetua estereótipos negativos em relação às comunidades de favelas e periferias.

O robô utiliza tecnologia Open AI, mesma desenvolvedora do ChatGPT, o software utiliza inteligencia artificial para criar imagens de acordo com a descrição fornecida pelo usuário.


Veja Também:

👉 Aproveite as promoções de games no site da Nuuvem! Promoções de até 90%

👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!

👉 Participe dos nossos grupos oficiais!

👉 Apoie o Nerd Connection

Cpia_de_APOIAse-logo Deputada do PSOL acusa IA de 'racismo algorítmico' por gerar imagem dela armada

By LeiTzo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *