Nas últimas horas, diversos jornalistas e criadores de conteúdo acusaram a Xbox Brasil de pedir a devolução dos consoles Xbox Series X|S enviados aos sites para cobertura de jogos disponibilizados nas plataformas.
Segundo relatos, a decisão seria uma retaliação após os veículos noticiarem o aumento de preço polêmico do Xbox Series S no Brasil.
O jornalista e fotógrafo Nelson Alves Jr., que já trabalhou com a Xbox Brasil, foi o primeiro a relatar na rede social X (ou Twitter, se preferir) que a Microsoft estaria retaliando os veículos de imprensa que questionaram o aumento de preço do Xbox Series S, exigindo a devolução dos consoles emprestados às redações.
Vamos por fogo no parquinho? Vamos.
— Nelson Alves Jr. (@nelsonalvesjr) October 31, 2023
Acabei de saber que XboxBR (ou XboxMX, mesma bosta) está RETALIANDO os veículos que _ousaram_ questionar o aumento abusivo do S. Nível: estão pegando de volta consoles emprestados às redações. PATÉTICO, AUTORITÁRIO. Vai na FanFest? Proteste.
Outro profissional que reforçou a decisão da Microsoft é Ariel de Souza, criador de conteúdo no site Combo Infinito. Ele também se manifestou em seu perfil oficial no X dizendo que as informações sobre pedidos de devolução são verídicas.
Muita gente tá me pedindo pra falar a respeito da informação de que o Xbox Brasil estaria pedindo os consoles Series X e S enviados no começo da geração de volta.
— ArielKombo (@arielsis) October 31, 2023
Sim, isso está ocorrendo.
Desde o início o contrato enviado junto aos consoles falava sobre empréstimo por tempo…
É comum que as empresas de games forneçam produtos a veículos selecionados da imprensa para cobertura jornalística. Já os consoles são normalmente fornecidos via empréstimo sem prazo determinado para encerrar, mas as companhias têm o direito de exigir a devolução dos videogames quando quiserem.
Diversos profissionais de outros sites comentaram a polêmica e se mostraram revoltados com a suposta retaliação após críticas ao reajuste de preço do Xbox Series S no Brasil. Entretanto, outros acreditam que a Microsoft esteja se preparando para sair do mercado brasileiro de jogos.
A polêmica foi iniciada quando a Microsoft reajustou o preço do Xbox Series S para R$ 3.599, um aumento de R$ 950 em relação ao valor anterior. A companhia reiterou que o site será atualizado com a nova informação em breve.
A decisão não foi bem recebida pelos jogadores, sendo duramente criticada nas redes sociais. Segundo Jez Corden, editor-chefe do Windows Central, a decisão do reajuste não foi da divisão da América Latina (LATAM) e sim, do “alto escalão” da empresa.
I keep getting DMs about Xbox LATAM or Mexico being responsible somehow for the Xbox Series S price increase in Brazil.
— Jez (@JezCorden) October 31, 2023
Xbox LATAM would've had nothing to do with it whatsoever. This was 100% a top-level business decision from Xbox, nothing to do with Xbox LATAM.
“Continuo recebendo DMs sobre o Xbox LATAM ou o México serem responsáveis de alguma forma pelo aumento de preço do Xbox Series S no Brasil. O Xbox LATAM não teria nada a ver com isso. Esta foi 100% uma decisão comercial de alto nível do Xbox, nada a ver com o Xbox LATAM.”
Até o momento, a Xbox Brasil não se pronunciou sobre o caso.
Veja Também:
- PlayStation Plus de novembro de 2024 já está disponível
- Anônimo 2 já tem data de lançamento
- Sony em negociações avançadas para adquirir a Kadokawa Group, o lar da FromSoftware
- Pokémon Scarlet e Violet batem recorde de 30 em vendas no Japão
- Deadpool & Wolverine | Sucesso no Disney+ com 19,4 Milhões de Visualizações
👉 Adquira o seu tão sonhado Playstation 5 no site da Amazon
👉 Confira Inúmeros produtos Geeks/Nerds na nossa coleção da Shopee!
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!
👉 Participe dos nossos grupos oficiais!
👉 Apoie o Nerd Connection