Ontem (5) um rumor tomou nas redes sociais sugerindo uma mudança drástica na estratégia de jogos da Microsoft, indicando que a gigante tecnológica estaria considerando lançar seus exclusivos em outras plataformas além do Xbox e PC, ou seja PlayStation e Nintendo. Apesar de por enquanto ser apenas um boato, sem nada para confirmar, arreação nas redes socias foram acaloradas.
Dentro desse cenário, especialistas da indústria de videogames compartilharam suas opiniões e preocupações. Arthur Gies, supervisor da Wirecutter, expressou ceticismo, chamando a ideia de “estupidez colossal” e sugerindo que os tomadores de decisão na Xbox devem estar cientes dos riscos envolvidos. Mike Minotti, editor-chefe da GamesBeat, foi além, afirmando que se todos os jogos do Xbox forem para o PlayStation, isso poderia eventualmente resultar no fim do Xbox como fabricante de consoles, destacando a importância da concorrência no cenário.
A discussão também se estendeu para a comunidade de jogadores, preocupada com o investimento feito na Xbox Series. Minotti enfatiza a frustração potencial dos usuários ao escolherem uma plataforma que, posteriormente, pode se tornar menos prioritária. Gene Park, jornalista de videogame do The Washington Post, ressalta a questão financeira, argumentando que investir em uma plataforma que oferece exclusivos desejados é crucial para os consumidores.
“’Por que as pessoas ficam chateadas se o jogo está em uma caixa de plástico diferente?’ Porque se $500 significam muito para mim, seria doloroso investir na caixa de plástico que só tem Starfield, mas não tem Final Fantasy VII Remake e Spider-Man, em vez disso eu teria investido na caixa que tem tê-los .”
Gene Park, The Washington Post.
Embora alguns especialistas, como Park, não apoiem a exclusividade entre plataformas, reconhecem que uma mudança tão significativa na estratégia da Xbox teria um impacto substancial na indústria de videogames como um todo. Afinal como dito a cima, porque gastar dinheiro com um console que Forza, Halo e Starfield, mas não tem God of War, Final Fantasy e Spiderman, enquanto o outro tem todos esses?
Bem ou mal, muitas vezes os exclusivos fazem o consumidor decidir entre um console ou outro, é basicamente a estratégia usada para a Nintendo existir como uma fabricante de consoles. E um console sem exclusivos pode não sobreviver a mais duas gerações.
No momento, a espera por um comunicado oficial da Microsoft é a única opção, enquanto a comunidade gamer acompanha de perto a evolução desses rumores.
Veja Também:
- Destiny: Rising | Anunciado novo RPG Mobile
- Marvel’s Blade | Novo Jogo da Arkane Studios com Sistema de Moralidade Estilo Infamous
- GTA 6 | Pode não ser lançado em 2025 e no PC só 2027
- Sony anuncia PlayStation The Concert – World Tour
- The Little Witcher | Confira o livro infantil de The Witcher
👉 Aproveite as promoções de games no site da Nuuvem! Promoções de até 90%
👉 Confira Inúmeros produtos Geeks/Nerds na nossa coleção da Shopee!
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!
👉 Participe dos nossos grupos oficiais!
👉 Apoie o Nerd Connection