A comunidade brasileira de RPG e Card Games, foi pega de surpresa com a notícia impactante de que a Wizard of the Coast encerrou o suporte em português para seus produtos, o que afeta diretamente os jogadores de RPG e de Magic: The Gathering.
Isso significa que não teremos mais acesso em nossa língua ao D&D ou Magic. O anúncio veio após demissões significativas nas equipes de D&D, justificado pela falta de crescimento das vendas em português em comparação com os custos crescentes.
Confira o comunicado na integra:
“Dungeons & Dragons é um jogo global que nos esforçamos para tornar o mais acessível possível ao nosso amplo e variado público. No entanto, também tivemos de enfrentar custos crescentes e mudanças na procura global, mesmo enquanto o D&D continua a crescer.
As vendas de produtos em língua portuguesa não acompanharam o aumento dos custos em geral, o que significa que estamos a tomar a difícil decisão de interromper o produto português ainda este ano, após os três livros planeados seguintes:
Tesouro dos Dragões de Fizban
Jornadas pela Cidadela Radiante
Dragonlance: Sombra da Rainha Dragão
Continuaremos a lançar produtos de D&D em inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. Embora nem todos os produtos estejam disponíveis em todos os idiomas ou ao mesmo tempo, pretendemos nos concentrar nesses seis idiomas.”
O mercado nacional ainda está digerindo as consequências desse movimento. Devido uma demora significativa para o lançamento oficial do D&D 5e no Brasil, a comunidade se organizou para distribuir gratuitamente versões traduzidas por fãs. Afinal a comunidade brasileira que queria jogar. Quando finalmente a Galápagos conseguiu os direitos pra distribuição de versões em português diretamente dos EUA. Muitos já tinha a tradução não oficial, o que prejudicou as vendas.
Agora, com o fim do suporte, toda a estrutura tradução por fãs deve voltar.
Enquanto isso, a New Order, responsável pelo Pathfinder 2e no Brasil, pode sair fortalecida. Com um produto de qualidade, contato direto com os fãs e suporte contínuo, eles têm a oportunidade de conquistar uma base de fãs ainda maior. O Pathfinder 2e, com sua evolução a partir das raízes do D&D 3e, apresenta-se como uma alternativa sólida e atrativa.
O desfecho dessa mudança ainda está por vir, mas é certo que o mercado nacional de RPG está em constante transformação, e os próximos passos serão decisivos para definir o rumo da comunidade geek brasileira.
Veja Também:
- Black Myth: Wukong ganha jogo do ano Golden Joystick Awards 2024
- Steam | Maioria dos jogadores, jogam em 1080p
- Palworld | Dev fala sobre ausência no The Game Awards
- Diablo 4 | Elon Musk se torna o melhor jogador do mundo ao quebrar recorde mundial
- PlayStation Plus de novembro de 2024 já está disponível
👉 Adquira o seu tão sonhado Playstation 5 no site da Amazon
👉 Confira Inúmeros produtos Geeks/Nerds na nossa coleção da Shopee!
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!
👉 Participe dos nossos grupos oficiais!
👉 Apoie o Nerd Connection