A Epic Games está de volta ao tribunal, desta vez mirando a Google e a Samsung com um processo que gira em torno do novo recurso Auto Blocker da Samsung. A Epic, conhecida pelo fenômeno Fortnite, argumenta que essa função, lançada em outubro de 2023, cria um obstáculo para a instalação de lojas de aplicativos alternativas, como a Epic Games Store, que recentemente entrou na corrida dos dispositivos móveis.
O Auto Blocker permite que os usuários impeçam automaticamente a instalação de apps fora da Google Play Store e da Samsung Galaxy Store. Inicialmente opcional, a funcionalidade se tornou padrão em julho de 2024, dificultando ainda mais a instalação de lojas de terceiros. Isso se torna um problema para a Epic, que acredita que essa prática prejudica a concorrência e reverte uma vitória anterior que teve em um julgamento contra a Google.
Na nova ação, apresentada no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia, a Epic está buscando bloquear a ativação padrão do Auto Blocker e proibir o que considera práticas anticompetitivas por parte da Samsung e da Google. Além disso, a Epic exige um julgamento com júri, compensação financeira e cobertura de custos legais.
A Epic destaca que o Auto Blocker torna a instalação de aplicativos externos um verdadeiro labirinto, exigindo até 21 passos para completar o processo, em comparação com os 12 passos já necessários no Android devido aos avisos sobre fontes não verificadas. Para piorar, a Epic Games Store é rotulada como uma fonte “desconhecida” pela Samsung, mesmo com alguns de seus jogos disponíveis na Galaxy Store.
De acordo com informações do Gamesindustry.biz, a Epic alega que a classificação da Samsung como “desconhecida” e “insegura” prejudica sua reputação e leva a perdas financeiras, já que os consumidores abandonam a instalação de suas aplicações. Essa situação, segundo a Epic, solidifica a Google Play Store como a única opção viável para baixar apps em dispositivos Samsung.
Esse movimento é mais um capítulo na batalha antitruste entre a Epic e a Google. Em dezembro de 2023, um júri já havia decidido a favor da Epic, reconhecendo que a Google estava praticando comportamentos anticompetitivos, como obrigar o uso do sistema de pagamentos da Play Store e oferecer incentivos financeiros para manter as desenvolvedoras em sua plataforma. Agora, a Epic alega que a colaboração entre a Samsung e a Google está comprometendo essa decisão e que tomará todas as medidas necessárias para garantir que o veredito anterior seja respeitado.
Veja Também:
- Halo Studios Cancela Halo Infinite 2
- Day 4 Night | Novo Estúdio formado pelo Criador de Mario + Rabbids com Apoio de Ex-Roteirista de Red Dead Redemption
- Bandai Nanco não teme lançamento de GTA 6. Entenda!
- Documentário da HBO promete revelar a identidade de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin
- Disney+ vai encerrar compartilhamento de conta
👉 Aproveite as promoções de games no site da Nuuvem! Promoções de até 90%
👉 Confira Inúmeros produtos Geeks/Nerds na nossa coleção da Shopee!
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!
👉 Participe dos nossos grupos oficiais!
👉 Apoie o Nerd Connection