Quando Palworld foi lançado todo em janeiro desse ano, todo mundo acho que a Nintendo poderia processar a Pocketpair, criadora de jogo, por causa do monstrinhos, mas a Nintendo deixou baixar a poeira até essa semana, para abrir o processo. Em entrevista ao portal 404 Media, o analista de renome no mercado de games japonês, Serkan Toto, explicou o porque dessa demora.
Segundo Toto, o motivo da demora da Nintendo em tomar essa atitude foi estratégico: a empresa estava preparando meticulosamente seu caso, construindo um arsenal para contra-atacar qualquer defesa da Pocketpair. E se tem uma coisa que a empresa do encanador sabe fazer bem, é ganhar no tribunal – o histórico impecável da empresa é uma prova disso.
Toto aponta que, ao observar o sucesso comercial de Palworld, a Nintendo percebeu que não poderia processar o estúdio pelos designs de personagens. Então, a gigante japonesa decidiu mirar em outra área: as mecânicas de jogo, que incluem sistemas patenteados pela própria Nintendo.
“A Nintendo definitivamente não gostou do sucesso [do jogo] e pensou: ‘Eles estão basicamente roubando nossos designs de personagens. Não podemos fazer nada sobre isso? Beleza, vamos pegar esses caras com patentes técnicas.’ Aposto que o processo vai focar em questões extremamente técnicas. Provavelmente vasculharam o código do jogo para encontrar algo“
Serkan Toto
A Nintendo é conhecida por sua vasta coleção de patentes, muitas das quais são bem específicas. Embora a empresa tenha poder de fogo suficiente para processar boa parte da indústria, ela costuma focar nos casos que, de alguma forma, “ativam sua ira”. E parece que a Pocketpair feriu o ego dela.
Para apimentar ainda mais a situação, Toto menciona que a Pocketpair firmou recentemente uma parceria com a Sony, o que pode ter acelerado a ação da Nintendo. O que antes era um indie game modesto agora está ganhando os holofotes como uma potencial nova IP de peso. “A Pocketpair se tornou vítima de seu próprio sucesso”,diz analista.
Serkan também relembra o caso de sete anos atrás, quando a Nintendo processou a Colopl, outra desenvolvedora. Embora o jogo deles não tenha plagiado nenhum design da Big N, ele utilizava mecânicas patenteadas. O resultado? Nintendo ganhou $20 milhões e a Colopl continua pagando royalties até hoje.
Entre as patentes que a Nintendo pode usar contra Palworld, Toto cita uma que envolve a interface de confirmação ao retornar do modo ‘sleep’ e outra que permite a visualização de personagens em jogos 3D isométricos, onde as sombras revelam sua posição quando estão escondidos atrás de objetos.
O duelo jurídico promete ser épico!
Veja Também:
- Black Myth: Wukong ganha jogo do ano Golden Joystick Awards 2024
- Steam | Maioria dos jogadores, jogam em 1080p
- Palworld | Dev fala sobre ausência no The Game Awards
- Diablo 4 | Elon Musk se torna o melhor jogador do mundo ao quebrar recorde mundial
- PlayStation Plus de novembro de 2024 já está disponível
👉 Adquira o seu tão sonhado Playstation 5 no site da Amazon
👉 Confira Inúmeros produtos Geeks/Nerds na nossa coleção da Shopee!
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!
👉 Participe dos nossos grupos oficiais!
👉 Apoie o Nerd Connection