Saint Seiya, ou como é conhecido no Ocidente, Os Cavaleiros do Zodíaco, ganhou uma versão em live-action nos cinemas, e como toda obra em HQ, acaba tendo seu material original alterado ao ir para outras mídias. Mas não é a primeira vez que isso acontece com Cavaleiros do Zodíaco, e não estou falando da famigerada adaptação animada da Netflix, mas da própria 1ª versão do anime, aquela que assistimos na extinta Rede Manchete.
A 1ª versão do anime mesmo trouxe várias adaptações em relação ao anime. Alguns pequenas e outras mais relevantes. E é sobre algumas dessas diferenças que vamos falar aqui hoje.
QUEM ENTREGOU A ARMADURA DE PEGASUS PARA SEIYA?
Após a vitória de Seiya sobre Cassius, o jovem recebe a armadura de Pégasus diretamente do Mestre do Santuário, mas existe um certo debate sobre quem era esse Mestre? Era o Saga, cavaleiro de Gêmeos ou Shion, o antigo cavaleiro de Áries? Esse debate ainda é maior por causa da diferença visual entre o Mestre do Santuário apresentado no 1º episódio pelo apresentado no restante da Saga do Santuário.
A resposta para isso é: DEPENDE!! Se for no mangá, foi o Saga de Gêmeos mesmo, pois nas HQ’s, Saga mata Shion, quando o mesmo estava em Star Hill, local onde só o Mestre do Santuário pode pisar. Após isso, Saga se passa por Shion por 13 anos, comandando o Santuário.
Saga assassina Shion |
Já no anime, é Shion quem entrega a armadura para Seiya. Nessa versão, Saga assassina o braço-direito de Shion, Ares, tomando seu lugar. Após a morte natural de Shion, Ares (Saga disfarçado) é nomeado como nome Mestre do Santuário e começa suas investidas contra Saori.
Saga assassina Ares |
Inclusive, durante a Batalha das 12 Casas, Marin vai até Star Hill, procurando respostas sobre a identidade do Mestre do Santuário. No mangá ela encontra o corpo de Shion, enquanto que no anime ela encontra o corpo de Ares.
ARCO DOS CAVALEIROS NEGROS
Esse arco apesar de ser canônico, tem algumas diferenças significantes entre o anime e o mangá, uma delas acontece na batalha de Shiryu de Dragão contra o Dragão Negro. No mangá, na 1ª parte da batalha, o Dragão Negro se oculta nas sombras pra atacar Shiryu, que acaba descobrindo o truque de seu inimigo. Haviam 2 Dragões Negros!! Os dois eram irmãos gêmeos, um deles se mostrava para Shiryu, enquanto o outro, que era cego, se escondia nas sombras para atacar Shiryu. Quando o Cavaleiro de Dragão descobre isso, mata o Dragão Negro escondido nas sombras, lutando no mano-a-mano contra outro, assim como foi no anime.
Outra diferenças esta no desfecho do Cisne Negro. Após ser congelado por Hyoga, Cisne Negro envia a informação sobre a técnica do Cisne para Ikki. A diferença está na forma como Cisne Negro faz isso: no anime ele tira o símbolo do cisne em seu elmo, onde a informação do ataque do Hyoga estaria gravada segundo Cisne Negro. Já no mangá, a coisa é mais brutal, pois o cavaleiro negro arranca o próprio olho para enviar a Ikki, onde o mesmo vê a técnica de Hyoga gravada na retina.
E por fim, certos detalhes do flashback do Ikki durante seu treinamento na Ilha da Rainha da Morte. Um deles é que no mangá, Esmeralda, amor de Ikki, não era filha de Guilty, mestre de Ikki, mas apenas uma moradora da ilha. Outro detalhe é que Ikki obtem a armadura de Fênix após derrotar Jango, líder dos Cavaleiros Negros, tomando seu posto. No anime esse personagem aparece durante o arco do Cavaleiros de Prata, onde assumiu o controle da ilha da Rainha da Morte depois de Ikki. E o mais curioso é que nessa parte, no mangá, temos a aparição do 1º Cavaleiro de Ouro trajando sua armadura: Shaka de Virgem, que havia ido ao local para eliminar Jango e os Cavaleiros Negros. Ikki tenta lutar contra ele mas é facilmente subjulgado. Shaka só não o elimina por ver ainda ver um pouco de justiça em seu olhar, porém apaga as lembranças de seu encontro da mente de Ikki, onde ele só relembraria ao reencontrar o cavaleiro de Virgem.
1º encontro de Ikki com Shaka |
E por fim a diferença mais polêmica: a motivação da vingança do Ikki. Enquanto que no anime é puramente pelo ódio que ele nutriu após a morte de Esmeralda, culpando a todos pelo seu infortúnio. No mangá, a motivação de Ikki é mais profunda e complexa, que veremos a seguir.
O SEGREDO DE MITSUMASA KIDO
Após ser derrotado por Ikki, Guilty conta a seu discípulo a verdade sobre Mitsumasa Kido e as crianças enviadas por ele para treinarem para ser cavaleiros.
Só relembrando, no mangá, Mitsumasa envia 100 crianças orfãs a diversas partes do mundo para treinarem e ser tornarem cavaleiros a serviço de Athena, porém só 10 delas se sagram cavaleiros, dando a entender que provavelmente as outras 90 morreram durante o treinamento. Aí vem a grande revelação: TODOS OS 100 ORFÃOS ERAM FILHOS DE MITSUMASA KIDO!!! Ou seja, Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun, Ikki e os outros cavaleiros de bronze que lutaram na Guerra Galáctica, são IRMÃOS (Ikki e Shun são os únicos da mesma mãe).
Antes mesmo de encontrar Saori, ainda bebê, Mitsumasa já tinha feito diversos filhos pelo mundo, com várias mulheres diferentes (eita velho safado). E pior, mandou seus filhos para um treinamento mortal, mesmo que fosse para ajudarem a Athena no futuro, é uma coisa bem cruel de se fazer. Isso teria deixado Ikki enojado do seu próprio sangue, por isso ele decidiu se vingar do legado de Mitsumasa, estando disposto a se matar após eliminar seus irmãos.
No anime, esse parte de todos serem filhos de Mitsumasa foi descartado e todos eram simples orfãos criados pelo fundação de Mitsumasa.
ARCO FORÇAS OCULTAS DO SANTUÁRIO
Esse pequeno arco de Saga do Santuário, que ocorre entre o Arco dos Cavaleiros Negros e o Arco dos Cavaleiros de Prata é totalmente filler. Esse arco marca a 1ª investida do Santuário contra Saori, Seiya e cia, focando muito na recuperação da armadura de Sagitário. Vários personagens que aparecem nesse arco não existem no mangá, entre eles, Dócrates, irmão de Cassios; Geist e os seus cavaleiros fantasmas; o Cavaleiro de Fogo e seu mentor e conselheiro do Mestre Ares, Gigars; e até mesmo Crystal, mestre do Hyoga, que falaremos melhor mais a frente. Tanto que um detalhe curioso é que os personagens desse arco que usam armaduras, não tem suas constelações definidas justamente porque existia a possibilidade de determinada constelação ser usada posteriormente no mangá.
MUDANÇAS NO ARCO DOS CAVALEIROS DE PRATA
Esse foi um arco que tivemos várias alterações em relação ao original, principalmente sua cronologia. Por causa da adição de episódios fillers feita entre o arco do Cavaleiros Negros e esse arco, alterou até o tempo real dos acontecimentos. Enquanto que no anime, as investidas acontecem aos poucos e dispersada numa período de tempos de vários dias, no mangá ela toda acontece num espaço de 2 dias e com ataques constantes dos Cavaleiros de Prata.
Pra começar, no mangá, logo após a luta contra Ikki, 5 cavaleiros de prata aparecem para eliminar os cavaleiros de bronze. Esses cavaleiros foram: Misty de Lagarto, Marin de Águia, Mouses de Baleia, Asterion de Cães de Caça e Babel de Centauro.
Os Cavaleiros de Prata Mouses, Marin, Babel, Asterion e Misty |
Mu e Kiki teleportam Seiya e cia para longe, mas são perseguidos pelos cavaleiros de prata. Mu e Kiki, que carregavam Seiya, são interceptados por Misty e Marin. Seiya acorda e tenta enfrentar Misty, mas Marin intervem e fingi matar seu pupilo. Logo após isso, os outros 3 cavaleiros de prata aparecerem, carregando cada um, um dos cavaleiros de bronze mortos. Após enterrarem Seiya e cia, todos vão embora permanecendo somente Misty que descobre a farsa de Seiya.
No anime, Seiya está curtindo um dia de folga na praia quando é atacado por Misty e Marin, sem participação dos outros cavaleiros de prata. Toda a sequência da farsa da morte de Seiya como a luta contra Misty foram iguais tanto no anime quanto no mangá. Porém após essa luta temos outra mudança no original.
Seiya descobre que Mu usou uma ilusão e fez os Cavaleiros de Prata pensarem que os Cavaleiros Negros eram os Cavaleiros de Bronze, descobrindo que seus amigos estão vivos. Ao sair do local, Babel aparece e descobre Misty morto. Logo aparece Hyoga e o enfrenta, vencendo o Cavaleiro de Centauro. A aparição da Babel, bem como sua luta contra Hyoga acontece mais a frente no anime. Na animação, após a vitória de Seiya contra Misty, a sequência pula para a aparição de Mouses, Asterion e Marin a praia para encontrar o corpo Misty (no mangá, o de Babel também). Nessa parte, da descoberta da traição de Marin, a luta dela e Seiya contra os dois Cavaleiros de Prata acontecem da mesma forma no anime e no mangá.
Após essa batalha, no mangá, os 4 Cavaleiros de Bronze se reencontram na praia e decidem ir ao Coliseu para questionar Saori sobre a verdade deles todos serem irmãos e o objetivo de Mitsumasa Kido. Saori revela ser Athena, mas Seiya e cia não acreditam nela, a ignoram e vão embora após entregar a armadura de Sagitário. Porém ao saírem vem Saori sendo raptados por diversos corvos e decidem resgata-la.
No anime, todos vão diretos pro Coliseu, onde Saori faz sua revelação e diferente do mangá, os Cavaleiros de Bronze aceitam logo sua missão de protege-la, porém logo são atacados pro Babel de Centauro e Hyoga o enfrenta. O Cisne tem dificuldades, mas acaba recebendo a ajuda dos Cavaleiros de Aço (que é outra adição do anime, que não tem no mangá) e derrota o Cavaleiro de Prata.
Os Cavaleiros de Aço |
A partir daqui temos outra mudança na ordem dos acontecimentos. No mangá, logo após a revelação de Saori, ela é sequestrada pelos cavaleiros de prata Jamian de Corvo e Shina de Ofíuco. Seiya luta contra os dois e se vendo acuado, pula com Saori num penhasco. No fundo do penhasco, Seiya fica inconsciente e Saori consegue repelir os corvos de Jamian com seu cosmo. Logo aparecem mais 3 cavaleiros de prata: Dante de Cérbero, Capella de Auriga e Algol de Perseu, mas ao ameaçarem Saori, Ikki aparece para salvar Seiya e Saori. Ikki derrota Jamian e Capella facilmente.
Os Cavaleiros de Prata Dante, Capella e Algol |
Quando Shiryu, Shun e Hyoga chegam, Ikki vai embora, deixando Saori e Seiya aos cuidados dos demais. Shun derrota Dante, mas Algol transforma ele e Hyoga em estatuas de pedra com seu escudo da Medusa. Sobrando Shiryu e aqui temos a tão conhecida luta dele contra Algol, onde o Dragão se cega para vencer o Cavaleiro de Perseu. No final do arco dos Cavaleiros de Prata, passa alguns dias e Seiya esta se recuperando no hospital aos cuidados de Shun e Mino.
Já no anime essa parte é bem maior e cheias de eventos e personagens não canônicos. Pra começar, após o ataque de Babel no Coliseu, Seiya, Shiryu e Shun decidem viajar de avião para o Santuário, mas o avião deles é atraído para uma ilha pela telecinese de Spartan, um personagem exclusivo do anime, e enfrentam Shina, Spartan e Algol. Aqui toda a luta de Shiryu e Algol acontece de forma parecida com o mangá.
Spartan |
Ao retornarem para o Japão, Shiryu decide retornar para Rozan, na China, para reencontrar seu mestre. Após isso, Saori é sequestrado por Jamian de Corvo. Aqui toda a sequência da luta de Seiya contra Jamian e Shina são idênticas ao mangá, com a diferença que Jamian é derrotado por Hyoga e Shun, em vez do Ikki.
No fundo do penhasco, Ikki aparece e derrota Capella, enquanto Shun derrota Dante, assim como no mangá. Depois disso, temos alguns episódios totalmente fillers: A luta de Ikki contra Jango na ilha da Rainha da Morte; a luta de Shiryu contra seu antigo companheiro de treinamento, Ohko; e a luta de Seiya contra o cavaleiro de prata Arachne de Tarântula, quando ele vai atrás de uma água milagrosa capaz de recuperar a visão de Shiryu. Ohko e Arachne não existem no mangá, enquanto que Jango, como dito anteriormente só aparece no flashback de Ikki.
Jango, Ohko e Arachne |
Um detalhe desse arco no anime é uma maior participação de Ikki, enquanto que no mangá, ele só aparece na parte do sequestro de Saori, só retornando na Batalha das 12 Casas. Além disso, no anime os Cavaleiros de Prata são retratados como sendo mais cruéis, enquanto no mangá demostram ser apenas cavaleiros seguindo as ordens do Grande Mestre, sem saber que Saori é Athena.
QUEM É O MESTRE DO HYOGA?
Como dito antes, o Cavaleiro de Crystal, mestre do Hyoga, só existe no anime, enquanto que no mangá o mestre do Cavaleiro de Cisne é Camus, Cavaleiro de Ouro de Aquário. No anime, esse detalhe foi contornado dizendo que Camus foi mestre de Crystal, portanto Hyoga o considera como seu mestre também.
Uma curiosidade é que Milo de Escorpião quase foi o mestre do Hyoga no mangá. Quando o capítulo que mostra que o navio onde estava a mãe de Hyoga foi lançado num abismo submarino por seu mestre, a figura do mestre do Hyoga aparece como um vulto, mas sua silhueta é reconhecível como Milo trajando sua armadura, porém quando o mesmo capítulo foi republicado numa versão encadernada, Kurumada, autor de Cavaleiros do Zodíaco, mudou de ideia e redesenhou a página, colocando a silhueta de Camus com sua armadura.
Na esquerda a 1ª versão com a silhueta de Milo, e na direita a nova versão com Camus |
No anime, a cena de Camus jogando o navio no abismo acontece quando Hyoga o encontra na Casa de Libra, enquanto que no mangá acontece um pouco antes da Batalha das 12 Casas.
SHUN, JUNE E O CAVALEIRO DE CEFEU
Antes da Batalha das 12 Casas, Shun é abordado por June de Camaleão, sua antiga companheiro de treinamento, que tenta impedi-lo de ir para o Santuário. Ela que informar que o mestre de Shun, o Cavaleiro de Prata de Cefeu, foi assassinado por um cavaleiro de ouro. No anime, ela diz que foi Milo de Escorpião, porém na Casa de Peixes, Shun descobre que o cavaleiro de ouro Afrodite, interveio na batalha entre os cavaleiros de Escorpião e Cefeu, sendo o verdadeiro assassino de seu mestre. No mangá, ela fala que foi Afrodite de Peixes o assassino, sendo a parte de Milo na Ilha de Andrômeda um acréscimo do anime.
Falando do mestre de Shun, ele foi totalmente alterado da sua versão mangá para a versão anime. Ele continua sendo o Cavaleiro de Prata de Cefeu, porém no mangá, ele se chama Daidaros, enquanto no anime ele se chama Albiore. Além disso, seu design é totalmente diferente de uma versão pra outra.
Daidaros e Albiore |
Por fim, a sequência onde Shun é atacado por seus antigos colegas de treinamento, Spica e Leda, só acontece no anime, além dos personagens não existirem no mangá.
Leda e Spica |
MUDANÇAS NO ARCO DA BATALHA DAS 12 CASAS
Essa arco teve poucas mudanças em relação ao mangá. As mudanças mais significativas foram:
- Após Seiya cortar o chifre do elmo de Aldebaran de Touro, o cavaleiro de ouro permite a passagem de Seiya e cia. No anime, ele permite só a passagem de Seiya, desafiando Shiryu, Shun e Hyoga para que eles tivesse o direito de passar pela Casa de Touro também.
- Quando Ikki está no vulcão da ilha Canon, se recuperando de suas feridas, eles é atacado por 2 Cavaleiros de Prata, discípulos de Shaka de Virgem: Ágora de Lótus e Shiva de Pavão. Esses dois personagens não existem no mangá.
- Quando Marin decide ir até Star Hill, é detido por um guerreiro a mando do Mestre Ares, chamado Jaki. A luta dos dois só tem no anime.
- Na Casa de Libra, onde temos a famosa cena de Shun aquecendo o Hyoga, é bem mais simples no mangá. Em vez de deitar abraçadinho com o Cavaleiro de Cisne como no anime, o Cavaleiro de Andrômeda só apoia o amigo em seu colo.
- Na Casa de Sagitário, os Cavaleiros de Bronze não tiveram que passar por todos aqueles testes que tiveram no anime. No mangá, eles simplesmente chegam na casa, encontram a armadura de Sagitário, que atira uma flecha em direção a Seiya, mas que na verdade acerta uma parede revelando uma mensagem de Aiolos.
- O fim de Saga de Gêmeos é um pouco diferente nas duas mídias. No mangá, o brilho do escudo de Athena expurga o lado maligno de Saga. Quando Saori sobre as 12 Casas, encontra Saga no caminho, pediu perdão e logo após isso atravessa seu coração com a própria mão, suicidando-se. No anime, seu lado maligno ainda permanece e ele até peita os Cavaleiros de Ouro remanescentes, mas ao tentar atacar Saori, seu lado bom vem a tona e ele puxa o báculo de Saori contra seu próprio peito, morrendo logo em seguida.
Morte de Saga de Gêmeos no mangá |
Dante, Algol e Capella, alguns dos cavaleiros de pratas revividos por Hades |
- Seiya é menos brincalhão no anime em relação ao mangá
- Shun não demostra tanta fragilidade no mangá
- Ikki age mais como um lobo solitário no mangá, enquanto que no anime ele interage mais com os outros cavaleiros.