WhatsApp%2BImage%2B2021-05-27%2Bat%2B21.15.17%2B%25283%2529 Principais erros dos jogadores de RPG
Jogaod20


O objetivo aqui é falar dos principais erros que jogadores cometem e que podem estragar a experiência do jogo, pois dificulta a vida do mestre e/ou dos outros jogadores. Também vamos passar algumas sugestões para evita-las, assim independente do sistema que você jogue você, poderá faz um bom personagem e se divertir.

Background Over em Personagem Iniciante

WhatsApp%2BImage%2B2021-05-27%2Bat%2B21.15.17 Principais erros dos jogadores de RPG
Webmode

Quem nunca fez ou viu alguém na mesa contar a épica história de vida de um personagem nível 1 (um)?

Se seu personagem é um acabou de ser criado com o nível mais básico que sistema permite, o famoso nível 1 (um), tente fazer uma história condizente com isso. Afinal tem como você  ter uma história de vida cheia de feitos tão incríveis e ser “tão fraco”.

Por exemplo, um guerreio de nível 1, não tem como ter lutado inúmeras guerras, derrotado centenas de inimigos e ainda continuar sendo um guerreiro de nível 1 (um), em D&D 3,5 você derrota meia dúzia de goblins e já evoluiu pro nível 2 (dois).

Com isso em mente tente nivelar a história do seu personagem com o nível de poder que o mestre está liberando para o começo do jogo. Coloque façanhas pequenas ou apenas uma relevante, mas  sem exageros.

Ah! Também não faça um personagem com alto nível de poder, que nunca fez nada na vida!

Eu Bato!!!

WhatsApp%2BImage%2B2021-05-27%2Bat%2B21.15.17%2B%25282%2529 Principais erros dos jogadores de RPG
Revertherio

Seu personagem não é uma maquina de rolar dados e agir! Por favor, pense um pouco na história do seu personagem, na personalidade dele e como as ações deles vão repercutir naquele universo. Interpretar faz parte do jogo.

Nunca Haja Contra o Grupo

1601898270406 Principais erros dos jogadores de RPG
Amoug Us
Nunca, nunca mesmo, seja o trairá do grupo ou crie desavenças desnecessárias dentro do grupo.  O nome já diz grupo, ou seja, vocês são uma equipe unida pro que der e vier. Então não coloque o grupo em risco de forma desnecessária, só porque você acha divertido, não roube o grupo, ataque, traia ou esconda informações que podem ser a diferença entre a vida ou a morte de membros do grupo. Não adianta dizer que seu personagem é desse jeito, é você que está controlando ele, logo a culpa é sua por tudo o que ele fizer.
 
Também não importa se a raça, clã, classe, família, ou povo do seu personagem tenha contra a do outro personagem jogador, você não vai chama-lo para um combate mortal, nem o paladino vai espancar e entrar o ladino do grupo para os oficiais da cidade, porque o ladino roubou uma carteira, ou qualquer coisa do tipo. Vocês vão se tolerar, podem ser nutrir uma amizade do tipo “acho todos Elfos uns frescos sem escrúpulos, mas você é diferente”, ou até mesmo alguma disputa sobre quem é o melhor guerreiro. 
 
Esse tipo de anacronismo é algo esperado e aceito pelo mestre (ouviu mestre? Bom senso).

Não seja Anacronista

WhatsApp%2BImage%2B2021-05-28%2Bat%2B08.39.50 Principais erros dos jogadores de RPG

Anacronismo é ser algo fora do seu tempo, no caso do RPG é seu personagem agir com base em coisas que ele não teria como saber, por não fazer parte das habilidades e conhecimentos dele ou porque ele não viu ou ouviu.

Não use informações que você sabe, mas seu personagem não. Quem ouviu o mestre falando pro outro jogador que o caminho certo é o da esquerda foi você e não o personagem. Se você estava andando pela estrada calmamente e o mestre pediu para rolar uma percepção, se todos falharam no teste, não é pra sacar as armas e checar os arredores.

Não Seja o Combeiro

WhatsApp%2BImage%2B2021-05-27%2Bat%2B21.15.18 Principais erros dos jogadores de RPG
Sala do Tesouro

Não é porque tá no livro que é pra usar, converse com o mestre antes de colocar uma habilidade que você sabe que pode desequilibra muito o jogo. É legal ter um personagem forte, mas tome cuidado para isso não acabar com a graça do jogo, pois o mestre pode ter dificuldades de criar desafios interessantes para você e o grupo.

E pense no grupo também, se você sabe combar sua ficha, veja se os membros do grupo também sabem e se não os ajude, caso contrário você pode ficar desnivelado em relação ao resto do grupo, gerando a situação de que se o mestre coloca um inimigo desafiador para você, ele mata o resto do grupo ou simplesmente você resolve com pé nas costa.

 

Espero que com essas dicas você possa se divertir mais na próxima mesa que fizer parte. 

 

Diz ai, você já fez algo do tipo ou consegue alguém que faz? Deixe seu comentário, compartilha com seu amigo que faz!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *