Hoje falaremos desse entretenimento que poucos sabem o nome mas que provavelmente já viram, principalmente se vc é nascido antes dos anos 2000.
Primeiramente temos que saber o que essa palavra significa. Ela é a abreviação japonesa de “tokushu kouka satsuei”, que traduzindo significa “filme de efeitos especiais”. Então basicamente, tokusatsu é um termo em japonês para filmes e séries live-action que fazem muito uso de efeitos especiais.
Nesse caso, poderíamos incluir filmes como Star Wars ou filmes do UCM (Universo Cinematográfico da Marvel), porém com o tempo esse termo começou a ser usado mais especificamente para produções que seguissem a mesma linha de produção em conceito, começando primeiro pelo Japão e hoje sendo feito em diversos países, inclusive o Brasil.
No Brasil, esse gênero de séries foi televisionadas nos anos 70, ganhando maior força nos anos 80 e início do 90, principalmente com as séries exibidas pela extinta Rede Manchete, criando uma grande legião de fãs brasileiros na época.
O tokusatsu começou a tomar forma no Japão por volta da década de 50, com os filmes do Godzilla e por conta da grande numero de produções e dos mais diferentes tipos já feitos ao longo dos anos, o gênero tokusatsu se dividiu em diversas franquias, algumas oficiais e outras não. Aqui vamos dar um breve resumo dessas franquias e futuramente vamos abordar mais profundamente cada uma.
ULTRAMAN
Franquia que surgiu em 1966 a partir da série Ultra Q criada pela Tsuburaya Productions.
A principal característica da franquia é contar a história de uma raça de gigantes alienígenas conhecida como Ultramans que protegem o universo das forças das trevas. Essa franquia é produzida até hoje, com diversos filmes e séries. Seu foco maior são nas lutas dos Ultramans contra os kaijus (monstros gigantes), além disso cada série e filme foca num Ultraman diferente. Um detalhe a ressaltar é que a 1ª série da franquia, Ultra Q, não tinha o personagem Ultraman ainda e era focada somente nos kaijus, mas no mesmo ano foi lançada a série Ultraman, introduzido toda a mitologia da franquia.
Em julho de 2021 irá estreiar a mais nova série da franquia: Ultraman Trigger.
No Brasil foram exibidas Ultra Q, Ultraman, Ultraseven, Ultraman Jack e Ultraman Tiga
KAMEN RIDER
Franquia criada pelo mangaká Shotaro Ishinomori e produzida pela Toei Company. A série televisiva iniciou em 1971 derivando do mangá de mesmo nome.
A franquia se caracteriza pela história de um herói que combate uma organização maligna, onde os poderes do herói derivam de alguma forma da tal organização. Normalmente o traje do protagonista tem temática insectoide, mas com o decorrer dos anos, os heróis ganharam novas temáticas.
No Brasil, foram exibidas na televisão somente as séries Kamen Rider Black e sua continuação Kamen Rider Black RX.
A franquia ainda é produzida no Japão e a atual série é Kamen Rider Saber, exibida desde setembro de 2020.
SUPER SENTAI
Também produzida pela Toei e criada por Ishinomori, onde a cada nova série acompanhamos a história de um grupo de guerreiros, cada um vestindo um uniforme de uma cor diferente, onde o de cor vermelha costuma ser o de maior destaque, defendem a Terra contra forças invasoras do mal, vindo do espaço ou de outras dimensões.
Outra caraterística marcante desse franquia são os robôs gigantes, que são convocados pelos heróis quando o monstro do episódio fica gigante. Além de a maioria dos robôs serem formados pela combinação de vários veículos.
Essa franquia é uma das mais duradouras do gênero tokusatsu, tendo uma série nova a cada ano desde 1975, começando com Himitsu Sentai Goranger e atualmente com Kikai Sentai Zenkaiger. No Brasil foram exibidas as séries Changeman, Flashman, Maskman e Goggle Five.
Essa franquia gerou outra franquia, muito conhecida mundialmente, que falaremos no próximo tópico.
POWER RANGERS
Produzida pela Saban Entertainment em 1992, é uma adaptação americana da franquia Super Sentai, onde no começo eram usadas as cenas de lutas dos heróis transformados e robôs originais, criando novas cenas dos personagens destransformados e modificando diversos elementos do material original. Não confundam isso com plágio e nem diminuam a franquia Power Rangers por causa disso, pois a criação dos Power Rangers ajudou a revitalizar a franquia Super Sentai. A 1ª temporada de Power Rangers foi a Mighty Morphin Power Rangers que adaptou o 16º Super Sentai, Kyoryu Sentai Zyuranger.
No Brasil, todas as temporadas foram ou em canais abertas ou em canais por assinaturas, com exceção da atual, Dino Fury, adaptação de Kishiryu Sentai Ryusoulger.
METAL HERO
Uma das franquias de maior sucesso no Brasil, também foi produzida pela Toei Company. Iniciou em 1982 com a série Uchuu Keiji Gavan. Como o nome sugere, os heróis usam trajes metálicos (com algumas exceções), sendo a maior característica da franquia. A franquia passou por diversas roupagens diferentes, às vezes o herói tendo um robô gigante ou somente uma grande nave especial e em muitos casos nenhum dos dois. Por causa disso podemos dividir as séries Metal Heroes em sub-grupos, que explicaremos melhor numa postagem futura.
Infelizmente a franquia foi encerrada em 1998 com Tetsuwan Tantei Robotack, totalizando 17 séries da franquia. Nos últimos anos, a Toei veio revitalizando a franquia fazendo participações especiais dos antigos Metal Heroes em outras séries da Toei e até criando novos filmes, com os antigos heróis passando seu manto para uma nova geração, mas nenhuma série nova do gênero foi feita desde 98.
Aqui no Brasil, foi a franquia mais exibida com 10 séries no total: Jaspion, Jiraya, Metalder, Sharivan, Jiban, Shaider, Gavan, Spielvan, Winspector e Solbrain
GARO
A franquia mais nova dessa lista é produzida pela Touhokushinsha Film Corporation desde 2006. Diferentes das outras, essa é voltada para um público mais adulto. Conta a história de guerreiros conhecidos como Cavaleiros Makais que lutam contra criaturas chamadas Horrors, nascidas da maldades dos corações humanos, tendo a história focada em Garo, o cavaleiro dourado.
A franquia alterna entre séries e filmes, contado a história de outros personagens da franquia ou contado a história de um novo Garo. A última série produzida foi Garo: Versus Road em 2020
A franquia só foi exibida aqui no Brasil somente em serviços de streaming.
É claro que tokusatsu não se resumo só a essas franquias, tendo diferentes tipos de séries, algumas tendo continuações, produzidas por outras empresas e até sendo agrupadas por fãs para melhor identificação das séries, como os filmes de kaijus que formam uma franquia extra-oficial com filmes do Godzilla, King Kong, Gamera e até mesmo Pacific Rim, ou a franquia Henshin Heroes, que seriam séries de heróis que se transformam, que não estão dentro das franquias citadas anteriormente.
No Brasil tivemos diversas séries tokusatus que não se encaixavam nas franquias mencionadas, como Cybercops, que apesar de parecerem Metal Heroes, foi produzida pelo Estúdio Toho.
E pra finalizar, uma curiosidade: sabiam que até o Homem-Aranha teve uma série no estilo tokusatsu produzida entre os anos de 1978 e 1979 numa parceria entre a Toei Company e a Marvel Comics? Bem, isso vou deixar pra uma postagem futura.
Até mais pessoal e aguardem novas postagens sobre esse maravilhoso mundo dos tokusatsus.