Nesse mês teve início mais uma edição das Olímpiadas, que eram para ter ocorrido ano passado, mas devido a pandemia de Covid, os Jogos Olímpicos foram adiados para esse ano.
A atual edição está ocorrendo em Tóquio, no Japão, e quando falamos de Japão lembramos muitas vezes do que? De animes!!! E quando se junta animes com esportes? Temos uma gama enorme de animes focados em esportes, uns muitos famosos e outros nem tanto.
Nessa matéria falaremos de alguns animes focados em esportes que estão nessas Olimpíadas, já avisando que é quase impossível abordar todos.
FUTEBOL
Considerado o esporte mais popular do mundo, principalmente aqui no Brasil. Também é um dos esportes favoritos dos japoneses. E não é toa que um dos esportes com maior quantidade de animes e mangás. Por isso falaremos de dois exemplos que fizeram sucesso aqui no Brasil.
Reprodução/Internet
O 1º foi o anime Super Campeões (Captain Tsubasa, no Japão), onde acompanhamos a trajetória do jovem Oliver Tsubasa no futebol até a Copa do Mundo. Esse desenho foi exibido aqui nos anos 90 pela extinta Manchete, sendo um enorme sucesso. Ganhou um remake em 2018.
Reprodução/Internet
Outro desenho focado em futebol que passou por aqui foi Super Onze (Inazuma Eleven, no Japão), exibido na Rede TV no início dos anos 2000, que conta a história de um garoto chamado Satoru Endou, que se torna o goleiro do time de sua escola. O anime fez sucesso pelo estilo de futebol bem peculiar, onde os personagens usavam técnicas bem fantasiosas, onde os jogos se transformavam em verdadeiras batalhas.Como falei antes, existem diversos animes focado em futebol além desses. Ano que vem teremos Copa do Mundo, quem sabe fazemos uma matéria exclusiva sobre animes de futebol no ano que vem para falar desses outros animes?
BASQUETE
Outro esporte com muitos animes, sua popularidade mundo afora se deu por conta da Liga Norte-Americana de Basquete conhecida como NBA. Aqui no Brasil, alguns desses são bem conhecidos pelos otakus: Slam Dunk e Kuroko no Basket.
Reprodução/Internet
Slam Dunk foi um anime/mangá lançado nos anos 90, que fez grande sucesso no Japão, chegando a estar no topo do ranking da Shonen Jump. Contava a história do delinquente Hanamichi Sakuragi, que para impressionar uma garota, aceita o convite dela para integrar o time de basquete da escola. Sakuragi acaba gostando do esporte e se mostra um atleta nato.
Reprodução/Internet
Já Kuroko no Basket, lançado no final dos anos 2000, conta a história de Kuroko Tetsuya, que quando estava no ensino fundamental fazia parte do melhor time de basquete da liga escolar, mas quando todos do time se formaram no ensino fundamental, cada um foi para uma escola diferente. O anime acompanha Kuroko ajudando o time de sua nova escola, tendo que enfrentar os seus antigos colegas de equipe, agora em novos times.
VÔLEI
Um dos esportes mais populares no Brasil não teve tantos animes assim, porém um desses fez bastante sucesso no Japão nos últimos anos.
Reprodução/Internet
Haikyuu conta a história do Shouyou Hinata, que após assistir uma partida de vôlei, acaba se tornando um grande fã do esporte, ao ponto de criar um clube de vôlei na sua escola e com muito custo consegue criar um time para disputar os campeonatos estudantis.
BOXE
Esporte com ídolos no Brasil como Popô, Maguila e Eder Jofre, também ganhou animes. Dois desses foram os mais populares no Japão, estando até mesmo na lista de melhores animes e mangás da história.
Reprodução/Internet
O 1º foi Ashita no Joe, lançado nos anos 70, mostrava a história de um ex-boxeador frustrado chamado Danpei Tange que conhece o jovem encrenqueiro Joe Yabuki. Ao ver Joe se meter numa briga de rua, Danpei vê o potencial do rapaz para o boxe e decide treina-lo e tira-lo do mundo da marginalidade.
Outro anime de boxe que fez grande sucesso foi Hajime no Ippo, sendo um dos mangás de maior duração, tendo sido lançado em 1989 e até hoje está em publicação. A história acompanha a trajetória do jovem Ippo Makunouchi para se tornar um dos maiores pugilistas do mundo.
TÊNIS
Esporte que ficou muito popular no Brasil em meados dos anos 90 após o tenista brasileiro Gustavo Kuerten ter conquistado um dos principais torneios de tênis do mundo.
Reprodução/Internet
No início dos anos 2000, estreava no Japão o anime/mangá The Prince of Tennis, sendo uma das séries de maior sucesso na Shonen Jump. Acompanha a trajetória da equipe de tênis da escola secundária Seigaku, principalmente após a chegada do aluno transferido, Ryoma Ichizen.
NATAÇÃO
Esporte que gerou diversos medalhista olímpicos para o Brasil, além de ser um dos esportes mais assistidos durante as Olímpiadas.
Reprodução/Internet
O anime mais conhecido sobre esse esporte é de 2013 e se chama Free, onde acompanhamos a história de 4 amigos, Haruka, Makoto, Nagisa e Rin, que na época de escola faziam parte do clube de natação.
BEISEBOL
Reprodução/Internet
Um dos esportes mais populares nos Estados Unidos e no Japão. O anime que exalta esse esporte é Diamond no Ace, lançado em meados dos anos 2000 e conta a trajetória do jovem Eijun Sawamura nesse esporte.
CICLISMO
Um esporte não muito tradicional no Brasil, apesar de milhares de brasileiros terem uma bicicleta em casa.
Reprodução/Internet
Em 2008 estreou um mangá na revista Shonen Champion focado nesse esporte. Yowamushi Pedal, conta a história do otaku Onada Sakamichi que tenta criar um clube de anime em sua escola. Onada costuma andar numa bicicleta simples, feita para passeios curtos. Um dia, um membro do clube de ciclismo, Imaizumi Shunsuke, vê a habilidade de Onada, subindo uma colina íngreme facilmente, mesmo usando uma bicicleta de baixo nível. Então ele convence Onada a fazer parte do clube de Ciclismo. A série ganhou uma adaptação animada em 2013.Ainda há vários outros animes de outros esportes. Alguns de esportes olímpicos como Badminton, Rugby, Saltos Ornamentais, Tênis de Mesa e Atletismo por exemplo. Outros de esportes que não estão nas Olímpiadas como Futebol Americano, Sumô e Automobilismo.
Espero que tenham gostado da matéria e vamos torcer pelos os atletas brasileiros em Tóquio.
Não deixem de curtir nossa página no Instagram e Facebook.