MONTAGEM |
Shang-Chi vai ser o primeiro herói asiático a ganhar um filme no Universo Cinematográfico Marvel: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Se você acha que sabia tudo sobre a Marvel, é porque ainda não conhece o Shang-Chi, que vai ser interpretado pelo ator Simu Liu, um personagem conhecido como Mestre do Kung Fu nos quadrinhos. Na história, Shang-Chi (Simu Liu) é um jovem chinês criado por seu pai Wenwu (Tony Leung Chiu-Wai) em reclusão, sendo treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.
QUEM É SHANG-CHI NOS QUADRINHOS?
Criado por Steve Englehart e Jim Starlin, Shang-Chi é um super-herói do universo Marvel, especialista em artes marciais, que apareceu pela primeira vez em 1973 nos quadrinhos. Ele foi inspirado principalmente pelas produções de Kung Fu e artes marciais que eram populares na década de 70, como era o caso de Bruce Lee com os filmes Operação Dragão e Jogo da Morte. A Marvel havia tentado licenciar o personagem sino-americano Kwai Chang Caine da série de TV chamada Kung Fu. Eles conseguiram os direitos de adaptação do famoso vilão Dr. Fu Manchu, criado por Sax Rohmer e fizeram com que Shang-Chi fosse filho dele nas HQs.
Em uma antiga fortaleza escondida na China, o menino aprendeu artes marciais e disciplinas filosóficas, sem saber das atividades malignas de seu pai. Quando jovem, Shang-Chi foi encarregado de assassinar um antigo inimigo de seu pai, mas durante a missão entrou em contato com um agente secreto britânico, que lhe conta toda a verdade sobre suas origens e a história de seu pai. O homem revelou as atividades criminosas de Fu Manchu, o que fez ele declarar guerra a seu próprio pai e tudo que ele representava na sociedade. Fu Manchu gerou controvérsia com o tempo por ser um personagem com estereótipos e parou de aparecer na Marvel quando a editora retirou sua licença. Shang-Chi foi reinventado nos últimos anos para oferecer uma história de origem enraizada em nosso tempo.
Shang-Chi voltou aos holofotes da Marvel como parte do esquadrão de Vingadores Secretos em 2010 de Ed Brubaker. Ele foi estabelecido novamente como o maior lutador do Universo Marvel, com a substituição de Fu Manchu por Zheng Zu, um antigo mago imortal. No filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, o personagem vai ser filho de Wenwu, que é conhecido como o vilão Mandarim nos quadrinhos e vai ser interpretado pelo ator Tony Leung Chiu-Wai.
SHANG-CHI, O MAIS NOVO HERÓI DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL
A história de Shang-Chi começa nas ruas de São Francisco, nos Estados Unidos. Empregado como manobrista de um hotel, o jovem terá que enfrentar um passado que pensou ter deixado para trás quando é capturado pela misteriosa organização dos Dez Anéis comandada por seu pai Wenwu. O filme vai fazer parte da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, situando sua narrativa depois dos eventos de Vingadores: Ultimato (2019). É uma introdução que promete grandes mudanças para o futuro da Marvel nos cinemas. Embora o personagem Shang-Chi esteja aparecendo pela primeira vez, o longa estará conectado com outras produções, principalmente com Homem de Ferro, que apresentou a organização Dez Anéis, que é comandada por seu pai.
Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, disse que o filme vai contar com 98% do elenco asiático. Além de Simu Liu como o protagonista Shang-Chi, veremos Awkwafina como Katy; Tony Leung Chiu-Wai como Wenwu; Michelle Yeoh como Jiang Nan; Meng’er Zhang como Xialing; Florian Munteanu como Razor Fist; Tim Roth como Abominável e Benedict Wong como Wong. O responsável pela direção é Destin Daniel Cretton, que também assina o roteiro ao lado de Dave Callaham e Andrew Lanham.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia em 2 de setembro nos cinemas do Brasil.