Quem conhece o anime e mangá One Piece já deve ter percebido que no mundo onde se passa a história, existem diversas raças humanoides diferentes, cada uma com suas peculiaridades.
Nessa matéria iremos listar as raças existentes no universo de One Piece e alguns de seus representantes, mas antes de começarmos, só pra informar que nessa lista não serão contados como raças, usuários de akuma no mi, tribos, animais ou pessoas que sofreram alguma modificação por meio externo como ciência ou poder de uma akuma no mi, por exemplo. Dito isso, vamos a lista:
HUMANOS
A raça mais numerosa do mundo de One Piece. Está espalhada por todo o globo e tendo inúmeros representantes dessa raça na história, sendo também a 1ª a ser apresentada. Praticamente, todo o bando do protagonista, Luffy, são compostos por humanos, com exceção de 2 membros.
HOMENS-PEIXES
Segunda raça a se apresentada em One Piece, ainda nos primeiros arcos. Originários da Ilha dos Homens-Peixes, localizada no fundo do mar, abaixo da Red Line e de Mary Geoise, terra dos nobres mundiais, os Tenryubitos. Suas maiores características são a habilidade de respirar debaixo d’água e sua aparência que remete a algum animal marinho. Existem 2 subdivisões dessa raça:
TRITÕES – São os que tem a aparência mais próxima a de animais marinhos e costumam ter pernas (alguns com mais de 2 pernas). Tendem a serem os mais fortes de sua raça. Alguns do tritões já apresentados no anime são: Jinbei, membro dos Chapéu-de-Palha e ex-Shichibukai; Arlong, um dos primeiros vilões de One Piece; Fisher Tiger, falecido capitão dos Piratas do Sol; e Rainha Otohime, falecida esposa do rei da Ilha dos Homens-Peixes.
SEREIANOS – São o que tem aparência mais próxima a de seres humanos, tendo caudas de peixe ou tentáculos de polvo no lugar das pernas, sendo que alguns ainda podem apresentar detalhes pelo corpo como manchas ou dentes pontiagudos. Além disso, alguns sereianos com cauda de peixe, ao atingir os 30 anos podem dividir suas caudas em duas, podendo simular pernas comuns. Alguns sereianos apresentados na história são: o Rei Netuno, governante da Ilha dos Homens-Peixe, e seus 4 filhos; além das sereias Kokoro e Cammie.
Além dos tritões e sereianos, existem alguns híbridos com gigantes conhecidos como Wotans, que tem características das 2 espécies, como por exemplo Big Pan, membro dos piratas Foxy
GIGANTES
Originários da ilha de Elbaf, no Novo Mundo da Grand Line. Sua grande característica, é obvio, são seus tamanhos colossais podendo a chegar ao tamanho de grandes fortificações. Outra caraterística desse povo é sua grande longevidade, com casos que chegam há 500 anos de idade. Alguns gigantes apresentados na obra foram: Dorry, Brogy, Jaguar D. Saul, Oars Jr. e San Juan Wolf, membro do bando do Barba Negra.
A raça dos gigantes também costuma ter vários híbridos com outras espécies, como os Wotans, mencionados antes, e com outra raça que falaremos mais a frente.
POVOS DO CÉU
São os habitantes das ilhas do céu, primeiramente apresentados no arco de Skypeia. Apresentam uma aparência bem humana, com apenas o detalhe de pequenas asas não funcionais nas suas costas. Também é uma espécie com subdivisões:
SKYPIEANS – são os mais numerosos, sendo os de menores asas. Alguns que aparecem na história são Gan Fall e Conis.
SHANDIAS – tribo que vivia no Mar Azul, na ilha de Shandora, até serem lançados junto com parte da ilha para o céu, onde permaneceram até os dias de hoje. Também apresentam asas, mas um pouco maiores do que as do skypieans.
BIRKANS – habitantes de outra ilha do céu, costumam ser mais fortes e terem asas maiores, com exceção de Enel, que possivelmente devido a sua akuma no mi, apresenta tambores shime-daiko no lugar das asas. Acredita-se que os birkans são descendentes de uma civilização que vivia na Lua. Além de Enel e seus asseclas, outro birkan conhecido na série é o pirata Urouge.
BRAÇOS-LONGOS
Raça cuja a maior característica são seus enormes braços, que são divididos em 3 partes com 2 cotovelos. Devido a isso, são especialistas em combates a longa distância e socos mais fortes. Alguns Braços-Longos já apresentados foram os piratas Scratchmen Apoo e Ideo.
PERNAS-LONGAS
Oposta a raça do Braços-Longos, existe a raça dos Pernas-Longas, tem como maior características, pernas exageradamente compridas, porém diferente dos Braços-Longos, eles não uma 2ª articulação. Por conta de suas pernas, seus chutes são mais poderosos que o de outras espécies. Alguns Pernas-Longas já apresentados foram os membros dos piratas da Big Mon, Tamago e Charlotte Smoothie.
ANÕES
Seus únicos representantes apresentados até o momento são os membros da tribo Tontatta, que vive na ilha de Dressrosa. Diferentes dos anões clássicos, a estatura dos anões de One Piece é bem menor, chegando ao tamanho de um rato. Outra característica desses anões é uma espécie de cauda rechonchuda, lembrando a de alguns insetos. E por falar em insetos, alguns tontattas apresentam traços insectoídes como asas por exemplo.
Apesar de seu tamanho, são bem fortes e costumam se esconder dos habitantes de Dressrosa, ganhando a alcunha de fadas, chegando a serem considerados uma lenda.
MINKS
Originários da ilha ambulante, Zou, que fica nas costa do elefante gigante, Zunisha, os minks são uma espécie formada por animais mamíferos antropomórficos. São bem poderosos e cada mink apresenta hábitos de sua respectiva espécie animal. Além disso, nas noites de lua cheia, podem ativar uma habilidade chamada Sulong, onde seus pêlos ficam mais longos e brancos, além de ganharem uma força extrema.
Entre os minks de maior destaque na série foram Inuarashi e Nekomamushi, líderes da ilha de Zou, a coelha Carrot e o jaguar Pedro.
OBS: Chopper, do bando do Luffy, não é um mink, e sim um animal comum que comeu a Hito Hito no Mi (Fruta do Humano), que o permite a ter uma aparência humanoide e intelecto igual ao dos humanos.
PESCOÇOS-LONGOS
Acho que nem preciso falar a principal característica dessa raça, né? Sabe-se muito pouco sobre essa raças e seus únicos representantes que apareceram até o momento na história foram alguns dos filhos da Big Mom.
TRÊS-OLHOS
Uma raça cuja a principal característica é ter um 3º olho no meio da testa. Também pouco se sabe sobre essa raça, tendo somente uma informação que seu 3º olho esconde um poder especial, porém mais nada além disso foi revelado no anime. Charlotte Pudding, uma das filhas da Big Mom, foi a única dessa raça a aparecer.
LUNARIANS
Umas das raça apresentadas mais recentemente no mangá, foi considerada praticamente extinta. Suas principais características são: grandes asas negras, que diferente das asas dos povos do céu, essas são funcionais, permitindo os lunarians voarem; controle sobre o fogo, sempre tendo uma chama acesa em suas costas na altura do pescoço; pele escura e cabelos brancos. O único lunarian apresentado em One Piece foi King, o imediato do bando dos Piratas Bestiais de Kaidou.
ONIS
Não confirmada oficialmente, mas de acordo com alguma informações levantadas durante o arco de Wano, são uma raça a parte das demais, apresentado um grande porte físico e altura, além de 2 chifres em suas cabeças. Kaidou e sua filha, Yamato, aparentemente são os únicos onis apresentados na trama.
Antes se pensava que os chifres de Kaidou e Yamato eram adornos, pois todos os membros do bando dos Piratas Bestiais usam chifres como marca do bando, mas pelo que foi apresentado em flashbacks de Kaidou e Yamato, os deles aparentam serem naturais.
Por conta disso, não se sabe se o nome dessa raça oficialmente é “Oni”, mas devidos a essas características, os fãs os apelidaram assim, até porque no mangá, Kaidou e Yamato costumam ser apelidados assim.
Além disso, acreditava-se que possivelmente existam hibridos dessa espécie com os gigantes, tendo em vista personagens com Oars Jr, que é um gigante, mas com uma aparência diferente dos demais, tendo chifres iguais aos de Kaidou e Yamato, mas nada disso foi confirmado ainda.
Além dessas raças, existem outras que somente foram mencionadas no mangá ou em materiais não-canônicos, por isso não foram mencionadas aqui devido a falta de informações.