Hoje vamos trazer mais uma dica de tokusatsu pra vocês. Falaremos de Kamen Rider W (Double), 20ª série da franquia Kamen Rider, lançada em 2009, que recentemente voltou as mídias com o lançamento de um anime que continua os eventos da série live action.
A história se passa na cidade fictícia de Fuuto, conhecida como Capital dos Ventos. Uma cidade aparentemente tranquila, mas uma organização criminosa chamada Museum age nas sombras vendendo, clandestinamente, artefatos conhecidos com Gaia Memories, que transforma as pessoas em monstros chamados Dopants, para cometer crimes pela cidade.
Museum e os Dopants |
O detetive particular Sokichi Narumi e seu assistente, Shotaro Hidari, investigavam uma instalação pertencente a organização Museum e encontram um jovem misterioso chamado Philp, que estava sem memórias de seu passado. Ao tentarem fugir do local, são atacados por membros do Museum, onde Sokichi se sacrifica para ajudar os jovens a fugir.
Sokichi Narumi, o detetive hard-boiled |
Durante a fuga, se vendo sem saída, Philip entrega o Double Driver e um conjunto de Gaia Memories que permitiria que ambos se unissem e se transformassem em Kamen Rider W, conseguindo fugir do local.
A partir daí, os dois se juntam para investigar crimes envolvendo Dopants, além de buscar pistas sobre o passado de Philip. Quem acaba se juntando a eles nessa missão é a filha de Sokichi, Akiko Narumi, que se torna dona da agência de seu pai.
Vamos conhecer um pouco sobre os personagens da série:
SHOTARO HIDARI
Uma das metades do Kamen Rider W. Admirava muito seu chefe, Sokichi, e principalmente seu estilo de detetive hard-boiled (um tipo de detetive durão de filmes). Por isso ele tenta ser igual seu antigo chefe, tentando ser um detetive durão, mas na maioria das vezes todos próximos a ele o chamam de detetive half-boiled, ou seja, dizendo que ele não é um detetive tão durão assim.
PHILIP
A outra metade do Kamen Rider W. Enquanto Shotaro é os músculos, Philip é o cérebro dessa dupla. Philip tem uma habilidade misteriosa, onde ele tem acesso as informações de todas as Gaia Memories que existem no mundo, dentro de sua mente, onde ele cria uma espécie de biblioteca mental. Durante as investigações, Shotaro colhe pistas para descobrir as palavras-chaves certas para filtrar todas as informações na biblioteca mental de Philip e assim descobrir contra qual Gaia Memory estão lutando e suas fraquezas.
Philip costuma ser bem frio e racional, mas ao decorrer da série, aprende a ter mais sensibilidade e tato para lidar com as outras pessoas.
AKIKO NARUMI
Filha de Sokichi, assume a gerência da agência de detetives de seu pai, se tornado chefe de Shotaro e Philip. Ela é bem rabugenta, sempre cobrando de Shotaro que pegue mais casos que paguem as contas.
Sempre anda um chinelo na mão, pronta para bater na cabeça de Shotaro, e às vezes na do Philip, quando eles falam alguma besteira.
RYU TERUI
Uma enigmática mulher, que esconde seu rosto atrás de bandagens. Ela tem pendências com o Museum e por isso quer destrui-los custe o que custar. Por isso, ajudava Sokichi Narumi no passado e muitas vezes ajuda Shotaro, Philip e Ryu. Porém muitas vezes seu método vão de encontro com Shotaro e cia.
MUSEUM
Ryubei (Terror Dopant), Saeko (Taboo Dopant), Wakana (Claydoll Dopant), Kirihiko (Nasca Dopant) e o gato Mick (Smilodon Dopant) |
A organização do mal da série. Ela é liderada pela família Sonozaki, uma família rica e poderosa de Fuuto, que aos olhos dos cidadãos, é uma família filantrópica, mas por debaixo dos panos, comandam um rede de distribuição de Gaia Memories.
A família é liderada pelo patriarca Ryubei Sonozaki. Suas filhas Saeko e Wakana, e seu genro e marido de Seiko, Kirihiko Sudo, os auxiliam em seus negócios criminosos. Todos eles podem se transformar em Dopants. Até mesmo o gato de estimação de Ryubei, Mick, pode se transformar em Dopant, trabalham em prol dos objetivos do Museum.
Como funcionam as Gaia Memories?
Esses itens se parecem com um pen drive, onde cada um dá um poder diferente ao usuário. Para utilizar uma Gaia Memory, o usuário precisa tatuar em algum lugar do corpo uma espécie de bio circuito, onde ao tocar a Gaia Memory nessa tatuagem, transforma o usuário em um Dopant.
Exemplo de uma Gaia Memory usado pelos Dopants |
Porém, usar uma Gaia Memory dessa forma injeta certa impurezas no corpo do usuário, afetando sua mente e seu juízo e o tornando dependente daquele poder. Por isso, os membros da família Sonozaki utilizando cintos especiais que filtram essas impurezas, impedindo que as Gaia Memories afetem suas mentes.
Já os Kamen Riders utilizam cintos e Gaia Memories diferentes. Shotaro e Philip tem o Double Drive, onde Shotaro, ao coloca-lo em sua cintura, um outro Double Drive aparece na cintura de Philip, não importa quão longe esteja.
Double Driver e Gaias Memories usadas pro Shotaro e Philip |
Philip insere a Cyclone Memory em seu cinto, que é teletransportado para o cinto de Shotaro. Ao fazer isso, a mente de Philip é transportada junta. Enquanto isso, Shotaro insere a Joker Memory em seu cinto e com as duas Gaia Memories (Cyclone e Joker) se transforma. Assim, a mente de Philip passa a dividir o corpo de Shotaro. Além dessas duas Gaias Memories, ambos contam com mais 4: Metal e Trigger, do lado de Shotaro, e Heat e Luna, do lado de Philip, onde os dois fazem diferentes combinações de acordo com a situação.
Accel Memory e Acceldriver usado por Ryu |
Já Ryu utiliza o Acceldriver e a Accel Memory, além de outras Gaia Memories que o permitem se transformar numa moto e se conectar com diferentes equipamentos.
Pra exemplificar melhor, confira no vídeo abaixo as transformações de Kamen Rider W e Kamen Rider Accel.
ANIME
Em Julho desse ano, estreou o anime Fuuto Pi, baseado no mangá Fuuto Tantei, que continua as história de Shotaro e Philip, dessa vez enfrentando uma nova organização que está distribuindo as Gaia Memories por toda a cidade.
Ryu, Akiko, Philip, Shotaro e a nova personagem Tokime |
Além disso, a agência de detetives dos heróis ganha a adição de Tokime, uma linda jovem que acaba se envolvendo com Shotaro e que também não tem memórias do seu passado, além da habilidade de sentir Dopants por perto.
É a primeira vez que uma série da franquia Kamen RIder ganha uma continuação em anime.
Tanto a série live action quanto o anime trazem um clima de investigação criminal onde os heróis tentam descobrir a identidade dos Dopants e a intenção de cada um.
E ressaltando, diferente do live action que só pode ser encontrado legendado em português em fansubs, sendo traduzido por fãs para fãs, o anime está sendo exibido no serviço de streaming da Crunchyroll, tanto legendado quanto dublado em português.
Por fim fiquem com as aberturas da série live action e do anime.
Abertura do Live Action de 2009
Caso queriam mais dicas de tokusatsus, cliquem nos links abaixo para conhecer outras séries:
Garo, um tokusatsu para adultos
Kaizoku Sentai Gokaiger: Os Piratas Heroicos
Kamen Rider Build: Ciência e Guerra
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, siga as nossas redes sociais!