20220818080828_26e0d8cb36bae6d6fc3acde6d50df89a5efee92596f071ac0e460676fade710e URGENTE: Governo de Lula anuncia que vai aumentar impostos dos games ainda neste mês

Nos últimos meses, os jogadores tiveram descontos nos jogos e videogames no Brasil que foram concedidos pelo ex-ministro Paulo Guedes para estimular a economia e aumentar as compras de produtos eletrônicos, medida apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com uma entrevista, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve iniciar ainda este mês a reversão da política de desoneração de jogos eletrônicos no Brasil. Haddad comentou: “Nós enviaremos à Casa Civil em março e, evidentemente, a Casa Civil chamará os ministérios envolvidos – mas é uma prerrogativa da Fazenda.”

“Já falei com o presidente (Lula) e ele se disse a favor, porque em nenhum lugar do mundo os jogos não são tributados”, disse.

++ HADDAD CORREÇÃO DA TABELA DE IRPF SERÁ COMPENSADA COM TRIBUTAÇÃO SOBRE JOGOS ELETRÔNICOS

— The Investor (@leiatheinvestor) March 1, 2023

Caso o governo revogue as reduções nos jogos e videogames, é bem provável que teremos um aumento bem significativo nos preços. O Governo tinha feito uma nova redução nos preços dos videogames no Brasil em junho.

No dia 16 de junho, o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha compartilhado em seu perfil no Twitter que os videogames teriam uma nova redução nos impostos. Essa medida entrava em vigor no dia 1° de julho de 2022.

– Recentemente, em agosto de 2021, esses produtos também tiveram a alíquota do IPI reduzida. @MinEconomia

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 16, 2022

Vale lembrar que antes de ser eleito presidente, Lula recebeu um grupo de interessados na área de videogames e prometeu atenção especial a uma cartilha chamada Lula Play, na qual eram discutidas diversas pautas visando incentivar o mercado nacional de videogames. 

Videogame não é apenas entretenimento, é também cultura, emprego e desenvolvimento tecnológico. Ontem gamers apresentaram propostas para o nosso Programa de Governo, pedindo políticas públicas que fortaleçam o setor de jogos eletrônicos no Brasil.

📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/4kxlkrZltb

— Lula (@LulaOficial) August 18, 2022

Entre dezenas de tópicos, a cartilha sugeria explicitamente a diminuição de “impostos de hardwares, jogos e acesso à internet em prol da indústria e do consumo de jogos”, aparentemente em vão.

A cartilha Lula Play, que também sugeria “considerar esporte eletrônico como esporte para fins jurídicos”, já tinha sido afrontada por Ana Moser no Ministério do Esporte com grande repercussão depois da própria ministra afirmar que E-Sports não são Esportes. O governo petista parece estar indo completamente contra as propostas da cartilha.

Ao que parece, se antes já estava caro adquirir algum game os próximos 4 anos serão ainda mais complicados para os amantes de games no Brasil!


Veja Também: 

Related Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *