pinocchio-970x545 De hackers a trolls: a história por trás do Dia da Mentira
Pinóquio Imagem Disney


Galera, hoje é o Dia da Mentira, ou melhor, o famoso April Fools’ Day. Mas você sabe por que esse dia se tornou tão popular para espalhar mentiras e pegadinhas?

Bom, para começar, vamos voltar lá para o século XVI, quando o calendário gregoriano foi adotado e o ano novo passou a ser celebrado em 1º de janeiro. Antes disso, muitos países europeus comemoravam a chegada do ano novo em 1º de abril, data que coincidia com o equinócio de primavera. Mas, com a mudança no calendário, quem continuou a celebrar em abril era visto como tolo, daí surgiu o costume de fazer brincadeiras com eles.



Mas a verdadeira popularização do Dia da Mentira aconteceu graças à cultura geek, que adora pregar peças e fazer trocadilhos. Em meados do século XX, a tradição foi adotada pelos jornais e revistas americanos, que passaram a publicar notícias falsas no dia 1º de abril para enganar os leitores.

Com a popularização da internet, a brincadeira ganhou ainda mais força. As empresas de tecnologia, em especial, passaram a criar piadas e novidades falsas para surpreender os usuários. A Google, por exemplo, já anunciou um buscador para o cheiro, um teclado para gatos e até um jogo de Pac-Man no Google Maps.

Mas, como nem tudo são flores, a cultura da trollagem também tem suas consequências negativas. Por causa da facilidade de disseminação de informações falsas nas redes sociais, muitas pessoas acabam caindo em armadilhas e acreditando em mentiras que podem prejudicá-las. Por isso, é importante ter cuidado e verificar as fontes antes de compartilhar qualquer informação na internet.



Então, galera, aproveitem o Dia da Mentira para soltar a criatividade e pregar aquela peça na galera. Mas lembrem-se de que a brincadeira deve ter limites e nunca prejudicar ninguém. E, acima de tudo, não se esqueçam de dar risada e se divertir muito!

Veja Também: 

Related Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *