Na verdade só a versão O Vapor Willie (1928).
O ano de 2024 não promete ser melhor que o ano passado, pelo menos para Disney, já que o ano começou mal para ela, com a empresa perdendo os direitos autorais do camundongo mais famoso do mundo, o Mickey Mouse.
Na verdade a Disney ainda vai poder usar o rato, porém não terá mais a exclusividade do personagem. Assim qualquer um irá poder usa-lo no que bem entender, sem precisar dar qualquer satisfação para empresa.
Mickey surgiu pela primeira vez na animação O Vapor Willie (1928) e logo se tornou extremamente popular, ao ponto de se tornar o maior símbolo da maior empresa de entretenimento ao longo de toda sua história.
Mas um problema surgiu nisso tudo, era que nos EUA a lei de direitos autorais previa que após 56 anos do lançamento a obra entraria em domínio publico, devido a isso a Disney ao longo de anos fez um forte lobby junto ao senado norte americano, conseguindo adiar a perda do domínio de seu personagem principal.
Primeiro aumentando para 75 anos a proteção de direitos, e quando esse prazo estava próximo do fim, a empresa conseguiu aumentar o prazo para 95 anos. Mas devido as recentes polemicas que a empresa se envolveu, mesmo com todo seu dinheiro e influencia, não conseguiu aumentar o prazo e esse ano perde a exclusividade do camundongo.
Mas como dissemos no topo da matéria, a Disney só está perdendo o domínio da primeira versão do Mickey Mouse, a versão da animação O Vapor Willie (1928), isso se deve a uma jogada jurídica dos advogados da empresa, que inventaram uma teoria, que os direitos autorais se renovariam a “cada versão”, sendo assim até que o entendimento mude as versões mais novas do Mickey ainda estão protegidas.
“Desde a primeira aparição do Mickey Mouse, no curta O Vapor Willie de 1928, as pessoas associam o personagem com as histórias, as experiências e a autenticidade de produtos da Disney. Isso não vai mudar quando O Vapor Willie entrar em domínio público. Nós iremos, claro, continuar protegendo nossos direitos em versões mais modernas do Mickey Mouse e outros trabalhos que permanecem sujeitos a direitos autorais, e trabalharemos para nos proteger contra a confusão do consumidor causada pelo uso não autorizado do Mickey e de nossos outros personagens icônicos.”
Comunicado oficial da Disney
A Disney anunciou a intenção de recorrer a legislações de marcas registradas para lidar com a situação, embora existam restrições, uma vez que empresas não podem empregar essa estratégia para contornar as limitações do domínio público.
Um começo de ano muito ruim, algo nada bom , principalmente se considerarmos que o ano de 2023 não foi muito bom para Disney, onde a empresa investiu mais de US$ 1 bilhão em filmes que foram verdadeiros fracassos de bilheteria.
Veja Também:
- A serie de Harry Potter está Contratando!
- Estreia Kamen Rider Gavv
- Creature Commandos já tem data de estreia marcada
- George R.R. Martin Desabafa sobre Mudanças em A Casa do Dragão e Critica Produtor
- Todo Mundo Odeia o Chris Está Voltando em Animação, confira o teaser
👉 Aproveite as promoções de games no site da Nuuvem! Promoções de até 90%
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!
👉 Participe dos nossos grupos oficiais!
👉 Apoie o Nerd Connection