O anime Dandadan, que estreou há algumas semanas, já está conquistando o público. A série tem chamado a atenção de fãs de animes e conquistado novos seguidores a cada episódio, já se tornando o hype do momento. Além disso, o público brasileiro já está tendo a oportunidade de assistir a esse anime dublado, tanto pelo plataforma de streaming Netflix como a Churchyroll.
Para quem ainda não conhece, um resumo bem rápido. A história gira em torno dos colegiais Momo Ayase, neta de uma médium, e Ken Takakura, apelidado de Okarun, é um nerd aficionado por aliens. Momo não acredita em aliens e Okarun não acredita em espíritos. Isso gera um discussão entre os dois e consequentemente um desafio, onde Momo vai para um local conhecido pela aparição de OVNI’s, enquanto Okarun vai para outro local conhecido pela aparição de fantasmas. Só que ambos percebem da pior maneira que estavam enganados e é assim que começa as desventuras dos dois no mundo do oculto.
A história foi criada pelo mangaká Yukinoby Tatsu, sendo publicada desde de 2021 na Shonen Jump+ e estreando como anime em Outubro deste ano. O mangá já conta com 172 capítulos e 17 volumes encadernados. A 1ª temporada do anime, pelo andamento da história e pelas imagens da abertura, deve englobar a história dos primeiros 60 capítulos.
Nessa matéria vamos falar melhor sobre essa história, para quem ainda não acompanha ou só assistiu o anime, e mostrar que Dandadan não é só um mero mangá engraçadinho com lutas maneiras e sobre a jornada de um jovem tentando recuperar sua genitália (essa última parte soou estranha, reconheço), mas é uma história cheia de camadas, história envolvente e uma arte incrível. Por isso já vai um alerta que essa matéria CONTÉM SPOILERS!!! Dito isso, vamos continuar.
Começando pelos personagens, numa primeira vista pensamos serem só personagens engraçados, cheios de esquisitices, mas ao decorrer da trama vamos vendo que eles são mais profundos, mostrando terem fortes determinações.
Iniciando pela Momo Ayase, a 1ª personagem a nos ser apresentada, é uma jovem com certa popularidade na escola e às vezes é vista como uma deliquente, já que ela costuma ser uma garota boa de briga. Desde de pequena ela vive somente com sua avó, Seiko Ayase, uma conhecida médium, porém até o momento nada é falado sobre o que aconteceu com seus pais. Sua avó sempre a ensinou sobre os espíritos e como se proteger deles, porém ela sofria muito zoação na infância das outras crianças por causa disso e deixou de lado esse mundo dos espíritos, afetando seu relacionamento com sua avó.
Momo tem o sonho de encontrar o homem ideal, que seja quem nem seu ator favorito, Ken Takakura, um ator japonês real, conhecido por fazer personagens durões e reservados em filmes entre os anos 50 a 90. Então imagina o choque da mesma ao descobrir que o nome verdadeiro de Okarun é exatamente Ken Takakura, logo ele um nerdão e desajeitado. Não é a toa que ela que dá a ele o apelidado de Okarun, que seria algo como Ocult-kun em japonês, só porque ela não consegue aceitar que ele tenha o mesmo nome de seu ator favorito.
Momo tem sua vida mudada ao descobrir seus poderes psíquicos quando estava prestes a ser abusada sexualmente (isso mesmo, mas não se preocupem que a história não chega aos níveis hentai), pelos aliens Serponianos. A partir daí a história acompanha a jornada de Momo desenvolvendo seus poderes enquanto tenta ajudar Okarun a recuperar suas bolas… cara não tem como falar isso de forma séria kkkkkk
O outro protagonista é o já falado Ken Takakura, vulgo Okarun, um nerd por aliens, que costuma sofrer bullying na escola, mas após ser defendido por Momo de uns valentões acaba desenvolvendo uma amizade com ela. Sua vida muda quando é amaldiçoado pela yokai Vovó Turbo, que rouba seu p… é… (respira fundo pra falar sério) seu PINTO!!! Além de ser possuído pela yokai, sendo contido pelos poderes de Momo e pelos feitiços de Seiko. Junto com Momo, enfrenta a Vovó Turbo, não só para recuperar sua genitália, mas também para proteger Momo, já que a yokai ameaçava a vida dela.
Porém, após recuperar seu pênis (cara, isso tá difícil), ele descobre que nem tudo voltou ao normal, pois suas bolas simplesmente desapareceram. Além disso, ele descobre que ainda estava possuído pela Vovó Turbo, que acaba sendo exorcizada para dentro de uma estátua de um gato da sorte. E por causa do vínculo com a Vovó Turbo, ele passa a usar os poderes da yokai, que lhe dá uma velocidade extraordinária, uma aparência sinistra e personalidade depressiva quando se transforma.
Okarun parece medroso e desajeitado, mas ele é oposto disso, mostrando ter um forte senso de justiça, buscando ajudar a todos durante sua jornada para encontrar suas bolas. Na verdade, ele mostra que mesmo não tendo a aparência do ator Ken Takakura, ele tem um jeito similar aos personagens que o ator interpretava em seus filmes. E quando se trata de Momo, ele não mede esforços para protege-la.
Outra personagem importante nessa trama é a Vovó Turbo, que no começo parece ser um espírito maligno, mesquinho e uma taradona, mas ao decorrer da história, vemos que ela tem uma certa bondade dentro de si e acaba criando uma amizade com a avó de Momo, Seiko. Após se presa na estátua de gato, ela perde seus poderes espirituais, mas acaba ganhando uma habilidade de trazer sorte aqueles a sua volta, porém ela não pode controlar isso, fazendo ela ajudar tanto aliados quanto inimigos.
Também temos a avó de Momo, Seiko Ayase, uma médium conhecida como Santa Dodoria. Ela é um especialista em espíritos, sempre sendo contratada como exorcista. Apesar de ser uma idosa, sua aparência é bem jovem (para o delírio dos fãs de milfs). Sua maior preocupação é sua neta, a quem ama e protege com muito zelo. Ela não mede esforços para proteger sua neta e a ensina a desenvolver seus poderes psíquicos, além de ajudar os amigos de sua neta a desenvolverem seus poderes espitiruais.
Outros personagens que serão recorrentes nessa 1ª temporada são:
Aira Shiratori: a garota mais popular da escola de Okarun e Momo. É visto como um bom exemplo, doce e inocente, porém tem uma personalidade meio arrogante e se vê como uma protetora da justiça. Acaba se apaixonando por Okarun, após se salva pelo mesmo e vive brigando com Momo.
Acaba receber os poderes de uma yokai chamada de Sedosa Acrobata, que lhe permite controlar seus cabelos e incriveis habilidades acrobaticas. Além disso, demostra ser uma estrategista em batalhas, guiando seu grupo em muitos confrontos. Ao decorrer da trama passa a respeitar mais a Momo, mesmo mantendo sua rivalidade com ela.
Jin Enjoji: apelidado de Jiji, é amigo de infância de Momo. Ele tem uma personalidade hiperativa e bobalhona e tem uma certa paixão por Momo. Ele acaba sendo possuído por um poderoso yokai chamado Mau Olhado, porém ele não tem controle sobre o espírito, causando diversos problemas a Momo e cia. Mas depois de alguns percalços, conseguem um jeito de conter o impeto destrutivo do Mau Olhado.
Mas mesmo sem o poder do Mau Olhado, Jiji tem um grande poder espiritual, e passa a ser treinado por Seiko para aprender usar esse poder e poder controlar melhor o Mau Olhado. Apesar de serem rivais pelo amor de Momo, Jiji e Okarun se tornam bons amigos durante a trama.
Serponianos: Ou simplesmente Serpos, são uma raça alienígena que costumam gerar constantes problemas para os protagonistas. Eles são todos clones, e por isso perderam todas suas emoções e a capacidade de se reproduzirem de maneira natural. Por causa disso, sua evolução parou e decidem vir a Terra para reaprender a se reproduzirem, sendo obcecados em roubar as genitálias alheias para estudos.
Peeny-Weeny: um alien com a aparência de caranguejo, que no começo trabalha para os Serpos, para conseguir dinheiro para o tratamento médico de seu filho Chiquitita (não aquelas da novela e é um menino, apesar do nome). Acaba sendo ajudado por Okarun e cia no tratamento de sua filha e por causa disso, ambos se mudam para a Terra. Ele e sua filha passam a ser aliados de Okarun e Momo. Peeny-Weeny é um excelente boxeador e pode assumir a forma de um camarão mantis, aumentando o poder de seus socos, que são mais fortes debaixo d’água.
Muitos outros personagens recorrentes vão aparecer na 2ª temporada como:
Vamola: uma garota alien que usa uma traje que a transforma num Kaiju
Kinta Sakata: um colega de classe de Okarun que tem um grande controle sobre um material alienígena moldavel, permitindo que eles crie diversos veículos e até robôs gigantes apenas usando seu pensamento.
Rin Sawaki: representante da classe de Okarun, que é assombrada pelo espírito de uma amiga de infância, que depois se torna seu espirito guardião, lhe dando poderes psíquicos através da música.
Unji Zuma: líder de um grupo de delinquentes, que ganha os poderes de um yokai chamado Garoto Sombreiro, lhe permitindo usa poderosos guarda-chuvas.
Reiko Kashima: um poderoso espírito que tem uma obsessão pela beleza
Kur: uma poderosa raça alienígena, que invade diversos planetas e exterminam suas populações.
Conde Saint-Germain: um sujeito misterioso, que rouba poderes de yokais e os usa para si mesmo. Ele se disfarça de vice-diretor da escola de Momo e Okarun. Até o momento parece ser o principal antagonista da história.
Antes de continuar, uma conceito importante na trama são as bolas do Okarun (tá, eu sei que vocês pensaram: Lá ele!!). Por causa da ligação com a Vovó Turbo, as bolas viraram esferas douradas que podem desenvolver habilidades paranormais para aqueles que as tocam. Isso faz com que alguns espíritos e aliens queiram obter o poder das esferas pra si.
Outra coisa importante no anime/mangá é como ele aborda assuntos pesados. Durante a história conhecemos o passado de alguns personagens e até mesmo de yokais onde vemos situações como suicídio, guerra, genocídio, abusos e fanatismo. Porém essas coisas são usadas para mostra o poder da resiliência dos protagonistas, onde apesar das dificuldades, eles não desistem.
Um arco que demostra bem isso, e que deve ser adaptado para o anime somente na 2ª temporada, é o Arco da Invasão dos Kur. Nele, os protagonistas num primeiro momento são quase mortos pelos alienígenas Kur, mas mesmo sem terem grandes chances de derrota-los, eles decidem enfrentar os Kur, principalmente depois de descobrirem o passado de Vamola, que cresceu em meio a uma guerra, onde seu povo foi quase extinto pelos Kur, vendo as piores atrocidades possíveis.
Um desenvolvimento bem trabalhado na trama é o romance entre Momo e Okarun, que sai um pouco dos padrões do animes japoneses, já evidenciando os sentimentos dos protagonistas um pelo outro, onde cada um vai perceber o quanto gosta do outro, e mesmo que até o momento eles não tenham ainda passado a namorar de fato, não ficam naquela enrolação insuportável de mangá de romance. Na verdade, esse romance acaba sendo um dos motores principais da trama.
Um detalhe que diferencia Dandadan da grande maioria dos animes é que seus personagens realmente trocam constantemente de roupas. Pra quem já reparou, os personagens de anime sempre usam o mesmo tipo de roupa ou no máximo trocam de roupa a cada arco, mas em Dandadan temos uma variedade de roupas, principalmente dos personagens principais. A cada episódio podemos ver os personagens com roupas diferentes e que dificilmente se repetem, com exceção dos uniformes escolares.
Outra característica marcante, principalmente no mangá, são os painéis criados pelo autor, ricos em detalhes. Ele gosta de criar grandes painéis de página dupla, que são uma verdadeira obra de arte. Aqui vão alguns exemplos:
A dublagem do anime também é um show a parte. No Japão, temos nomes de peso como Mayuki Tanaka, a dubladora de Luffy (One Piece) e Kuririn (Dragon Ball), e Kazuya Nakai, dublador do Zoro (One Piece), interpretando a Vovó Turbo e os aliens Serpo.
E aqui no Brasil, não temos só uma, mas duas dublagens diferentes. Como dito logo no início, o anime está sendo transmitido tanto pela Netflix como pela Churchyroll, mas cada streaming fez sua própria dublagem, mas ambas trazendo o estilo de ser da dublagem brasileira, com muita adaptações e gírias brasileiras, com direito até alien falando com sotaque nordestino.
Para encerrar deixo pra vocês a abertura do anime, que dividiu opiniões, mas pra mim é excelente, pois a música passa bem a vibe do anime. O nome da música é Otonoke e é cantada pela banda Creepy Nuts.
Veja Também:
- Superman | O Primeiro Trailer Já Está Entre Nós!
- Project Rainway | A Nova Interface Multiplataforma da Xbox
- Sony se torna a maior acionista do estúdio de Elden Ring
- Karate Kid: Legends | O Retorno Épico de Duas Gerações — Confira o Trailer
- Pantera Negra 3 | Marvel Confirma continuação
👉 Adquira o seu tão sonhado Playstation 5 no site da Amazon
👉 Confira Inúmeros produtos Geeks/Nerds na nossa coleção da Shopee!
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!
👉 Participe dos nossos grupos oficiais!
👉 Apoie o Nerd Connection