Olá pessoal!! 1 ano após a 2ª temporada, a Disney+ trouxe a 3ª e última Temporada da série animada “What If…?”
Para quem ainda não sabe a proposta dessa série, ela é inspirada numa linha editorial dos quadrinhos da Marvel que cria situações onde decisões diferentes criam linhas temporais diferentes. A série animada segue a mesma proposta usando os filmes da UCM como base, tendo como narrador das história o personagem Uatu, o Vigia.
A NerdConnection fez um review de cada episódio das duas primeiras temporadas que vocês podem conferir nos links abaixo:
1ª Temporada: Episódios 1 ao 3
1ª Temporada: Episódios 4 ao 6
1ª Temporada: Episódios 7 ao 9
2ª Temporada: Episódios 1 ao 5
2ª Temporada: Episódios 6 ao 9
Assim como na 2ª Temporada, essa também terá um episódio novo por dia e aqui darei um breve resumo e minha opinião sobre cada episódio, sem entregar muito spoiler.
Episódio 1: O que aconteceria se… O Hulk lutasse contra os Vingadores Mech?
Esse episódio toma como ponto de mudança na história principal que Bruce Banner e Sam Wilson se tornam amigos. Sam passa a ajudar Bruce com as questões de raiva para controlar o Hulk, mas um dia quando Bruce perde o controle e se torna o Hulk, quase matando Sam, Bruce toma uma atitude drástica para tentar eliminar o Hulk de vez, mas ele acaba se dividindo e criando uma criatura gigantesca chamada Apex, com um grande instinto destrutivo e capaz de gerar inúmeros outros monstros gigantes.
Os Vingadores criam robôs gigantes para combater Apex e seus monstros. Eles vencem Apex, mas todos os Vingadores sucumbem na batalha, que fica conhecida como Guerra Gamma. Sam recria os Vingadores para destruir os monstros restantes, utilizando novos mechas. Porém anos depois, Sam descobre que Apex ainda está vivo e criando um novo exército, e dessa vez ele precisará da ajuda do Bruce Banner para vencer de vez o Apex.
Esse episódio mistura Pacific Rim, tokusatsu e kaijus, trazendo muita luta de robôs contra kaijus, com direito a fusão de robôs, ao estilo Super Sentai/Power Rangers, um “Hulkzilla” com sopro atômico e tudo. Outros personagens que aparecem nesse episódio são Monica Rambeau, Soldado Invernal, Guardião Vermelho, Melina Vostokoff, mãe adotiva da Viúva Negra, Shang-Chi, Cavaleiro da Lua e Nakia, a namorada do Pantera Negra.
Como fã do gênero tokusatsu, gostei bastante do episódio, apesar de achar que seria muito melhor se fossem os Vingadores originais tendo destaque, ou pelos menos se tivesse alguns dos antigos com os novos heróis. Mas tirando isso, é um episódio divertido, principalmente pra quem pescar as referências ao gênero.
NOTA: 8,0
Episódio 2: O que aconteceria se.. Agatha fosse para Hollywood?
Esse episódio é focado em Agatha Harkness, que descobre a existência do Celestial Tiamut crescendo no núcleo da Terra. Então ela decide criar um ritual para sugar a energia de Tiamut e tornar-se ela mesma um Celestial. Mas para isso ela precisa de muitos recursos, então ela se torna uma atriz de Hollywood, sendo patrocinada por Howard Stark, que decidiu se tornar um produtor de cinema. Agora Agatha está na parte final do seu plano e precisa do poder do último dos Eternos que sobrou para ela roubar seu poder, Kingo, o ator de Bollywood. Para isso, ela o convida a participar de seu filme.
Esse episódio traz toda a estética da Era de Ouro de Hollywood (décadas de 30 a 60), além muita música e dança, além de lutas entre Celestiais (essa parte não tem nada haver com a Era de Ouro do cinema, é obvio né rsss). Achei um episódio meio corrido, muito devido a parte musical, mas a estética desse episódio é muito bonita.
NOTA: 7,0
Episódio 3: O que aconteceria se.. o Guardião Vermelho tivesse impedido o Soldado Invernal?
Esse episódio trouxe um ponto de virada bem interessante, mostrando Alexei Shostakov, o Guardião Vermelho, recusando a missão de infiltração nos EUA (a mesma do filme da Viúva Negra). Ele, querendo mostrar seu valor, rouba o formulário de uma missão direcionada para o Soldado Invernal e decide ele mesmo cumprir essa missão. Sendo que essa missão é justamente roubar o soro do supersoldado que está de posse de Howard Stark.
No momento que o Soldado Invernal tenta matar os pais de Tony Stark, o Guardião Vermelho se intromete, impedindo o assassinato do casal. A partir daí, Alexei e Bucky tem que fugir juntos dos EUA, enquanto são perseguidos pelo agente da SHIELD, Bill Foster.
Foi um episódio que fez referência aqueles filmes de perseguição, além de ser o episódio, dessa temporada, que até o momento trouxe uma mudança bem mais ligada aos filmes. E gostei do final, que daria um bom gancho pra uma continuação (sendo que como essa é a última temporada do What If, então provavelmente não vai rolar).
NOTA: 8,0
Episódio 4: O que aconteceria se.. Howard, o pato, se casasse?
Esse episódio é uma continuação do Episódio 7 da 1ª Temporada, o do Thor Festeiro. Mostra que no dia da mega festa do Thor na Terra, Howard, o Pato conheceu Darcy Lewis, a amiga da Jane Foster. Eles acabam se apaixonando e se casando… isso mesmo, uma humana e um pato alienígena, o que me lembra o famigerado filme do Howard, nos anos 80, onde acontece algo similar. Sendo que esse episódio vai mais além… eles tem um bebê… sendo que a Darcy botou um ovo… sim, uma humana botou um ovo… só por esse começo, já vemos que o episódio vai ser bem bizarro.
Esse episódio mostra que por conta da festa do Thor, a Terra teve acesso a tecnologias alienígenas e tendo mais contato com povos de outros planetas. Um dia, Howard e Darcy, ganham um passeio num cruzeiro intergaláctico, onde descobrem que diversas pessoas de todos os cantos do universo, estão atrás do seu ovo.., digo filho, pois o mesmo nasceu durante a Convergência Cósmica (a mesmo do 2º filme do Thor) e seria uma fonte de grande poder. Agora Howard e Darcy tem que resgatar seu filho e protegê-lo de diversos grupos, como seguidores de Dormammu, a SHIELD, o Grão-Mestre, os elfos negros, entre outros.
Justamente pela bizarrice, o episódio é muito divertido. Quanto você menos espera, aparece um personagem aleatório do MCU na confusão (fiquei esperando o Ronaldinho Gaúcho aparecer de tanta aleatoriedade assim rsss), fazendo a gente ficar curioso de como isso tudo vai terminar e como vai ser um hibrido que um pato com um humano, afinal de contas, o que vai sair daquele ovo?! (não se preocupem, mostram a criança, mas deixo o julgamento por conta de vocês rss)
NOTA: 8,0
Episódio 5: O que aconteceria se.. o Despertar destruisse a Terra?
Aqui temos um episódio pós-apocalítico, mostrando o que aconteceria se o celestial Tiamut tivesse nascido e destruído a Terra, que acaba se tornando um grande aglomerado de asteróides que, não se sabe como, abriga muitos humanos sobreviventes do Despertar.
Nesse mundo destruído, Quentin Beck, o Mysterio, após roubar as Indústrias Stark, usa sua tecnologia para dominar o mundo, se tornando um ditador impiedoso. Além disso, ele controla o sintozóide Visão (a versão branca, que aparece na série Wandavision), que o permite fortalecer seu poder. Em oposição a ele, temos um grupo de resistência liderados por Wong, Valquiria, a dora milaje Okoye e Ying Nan, a tia de Shang-Chi, que se unem a Riri Williams, a Coração de Ferro, que projetou uma arma capaz deter o Visão e o Mysterio.
Apesar da premissa interessante, achei que o episódio foi corrido demais com Riri acabando de conhecer a Resistência, e já criando um vinculo de amizade em poucas horas. Além disso, não se explica como os humanos ainda conseguem viver na Terra, totalmente fragmentada, pois mesmo que o MCU seja fantasioso, forçaram a barra aqui, mostrando que é possível viver em rochedos vagando no espaço, já que pelas leis da física, com a Terra destruída, não tem gravidade, se não tem gravidade, não tem campo magnético para proteger da radiação solar, não tem atmosfera e portanto não tem oxigênio. E nesse episódio, todo mundo anda por aí sem traje espacial, vemos cidades normais e até fazendas, como se Terra estivesse inteira.
NOTA: 7,0
Episódio 6: O que aconteceria se.. 1872?
Aqui temos um episódio que se passa no Velho Oeste, onde acompanhamos Shang-Chi, viajando pelo Oeste Americano, em busca da sua irmã, que desapareceu após sua vila ser atacada por um misterioso criminoso chamado de Capuz, que tem sequestrado imigrantes chineses. Ele tem a ajuda de Kate Bishop, a Gaviã Arqueira.
Não foi um episódio de encher os olhos, mesmo com um bom plot twist, esperava mais de um episódio no passado, como foi o de 1602 (2ª Temporada, Episódio 8), com diversas versões dos heróis. Na verdade me parece que o episódio foi mais para encher espaço e preparar terreno por episódio seguinte, já que no final, os heróis vencem por conta de uma intervenção de Uatu, o Vigia. E por conta disso, o Conselho dos Vigias o prende.
NOTA: 7,0
Episódio 7: O que aconteceria se.. o Vigia desaparecesse?
O episódio começa mostrando que a Capitã Carter montou uma equipe que viaja pelo multiverso ajudando as pessoas. Essa equipe é formado por Kahhori, a nova heroína apresentada na 2ª temporada, por Byrdie, a versão adulta da filha de Howard e Darcy, apresentada no episódio 4 da atual temporada, e por Tempestade, com os poderes e o martelo do Thor, que foi introduzida nessa história sem qualquer explicação.
Peggy Carter e cia descobrem que Uatu está em perigo e tentam encontrar uma maneira de acessar a dimensão dos Vigias para resgata-lo. Depois de tentativas falhas, elas percebem que a única maneira é recorrer ao único ser que conseguiu acessar essa dimensão, o Inifinity Ultron (o Visão que se tornou Ultron, que foi o principal antagonista da 1ª Temporada).
Esse episódio foi mais uma preparação do final da temporada, tendo como grande novidade a Tempestade estreado no MCU (mesmo sendo uma variante), e a nova heroína Byrdie, além do Conselho dos Vigias.
NOTA: 7,5
Episódio 8: O que aconteceria se.. O que aconteceria se?
A conclusão da temporada, onde temos Infinity Ultron, após passar eras sozinho, perceber que a vida é importante, decidindo ajudar Peggy e suas amigas a resgatar Uatu. Elas conseguem fugir com o Vigia, enquanto Ultron se sacrifica para dar-lhes tempo pra fuga, mas mesmo assim, o Conselho dos Vigia os alcançam.
Daí temos uma lutas entre a equipe de Peggy junto a Uatu contra os 3 membros do Conselho dos Vigias. Com Uatu dividindo seu poder com as heroínas (basta só dizer o juramento dos Vigias, que a pessoa se torna um Vigia, fácil assim, sério??) e um sacrifício heroico no final.
Esse final não foi tão impactante quanto ao das outras temporadas, sendo o mais legal mesmo, que no final, durante o discurso de Uatu, são mostradas outras variantes de personagens da Marvel, como o Homem-Aranha de 6 braços, um Motoqueiro Fantasma samurai, um Blade como Cavaleiro da Lua, e um dos mais insanos, uma fusão do Thanos com Wolverine.
Nota: 7,5
CONCLUSÃO
Essa temporada foi bem mais fraca que as outras, mesmo tendo um episódio ou outro que tenha válido a pena. Um grande erro, na minha opinião, foi darem foco demais em personagens do período pós-Ultimato. Sei que a Marvel quer promover mais esses personagens, mas creio que o público não que ver muito variantes do Shang-chi ou da Riri Williams, mas do Homem de Ferro, do Capitão América, do Thor, da Viúva Negra, do Pantera Negra, dos primeiros heróis mesmo. O 1º episódio mesmo poderia ter sido com os Vingadores originais. Nessa temporada, os primeiros Vingadores só foram mencionados, nem sequer apareceram direito, com exceção do Hulk, que foi um dos destaques do 1º episódio.
Além disso, colocaram o protagonismo do final da temporada de novo na Capitão Carter. Não que eu não goste da personagem, pelo contrário, eu gostei dela, mas de novo ela no final de temporada, já tá chato. Preferia muito mais que tivessem colocado a Kahhori como protagonista desse final de temporada, liderando a equipe, que na minha opinião foi outro erro a formação dessa equipe, onde poderiam até ter mantido a Kahhori e a Byrdie, mas trocando a Capitão Carter e a Tempestade-Thor (apesar de legal, apareceu do nada assim). Poderiam ter colocado o T’Chala, Senhor da Estrelas, ou então a Gamora-Thanos, ou o Thor Festeiro.
Pra piorar ainda, mostram no final diversas variantes que teriam histórias ainda mais interessantes das que foram mostradas nessa temporada, pois afinal de contas o que vocês iriam preferir ver: a história do Thanos-Wolverine ou da Agatha atriz de Hollywood, ou então ver a história do Motoqueira Fantasma samurai ou a história de como um pato alienígena engravidou uma humana??
Motoqueiro Fantasma Samurai, Thanos-Wolverine, Homem-Aranha com 6 braços e Jubileu-Surfista Prateada, são algumas das variantes mostradas no final da temporada.
Pra finalizar, como sempre faço, o Ranking dos Episódios, do melhor para o pior.
1º – Vingadores Mech (Episódio 1)
2º – Guardião Vermelho e Soldado Invernal (Episódio 3)
3º – Howard e Darcy (Episódio 4)
4º – Episódio Final
5º – Equipe da Capitã Carter (Episódio 7)
6º – Agatha atriz (Episódio 2)
7º – Terra destruída pelo Tiamut (Episódio 5)
8º – Marvel 1872 (Episódio 6)
Veja Também:
- What If…? – Review da 3ª Temporada
- Superman | O Primeiro Trailer Já Está Entre Nós!
- Project Rainway | A Nova Interface Multiplataforma da Xbox
- Sony se torna a maior acionista do estúdio de Elden Ring
- Karate Kid: Legends | O Retorno Épico de Duas Gerações — Confira o Trailer
👉 Adquira o seu tão sonhado Playstation 5 no site da Amazon
👉 Confira Inúmeros produtos Geeks/Nerds na nossa coleção da Shopee!
👉 Ajude o Nerd Connection a crescer, segue a gente nas nossas redes sociais!
👉 Participe dos nossos grupos oficiais!
👉 Apoie o Nerd Connection